Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Maio de 2020

Pesquisa: 42% das pequenas e médias empresas do Brasil gerenciam suas senhas na memória

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (04) pela Capterra, empresa especializada em análises sobre aplicativos e softwares corporativos, divulgou um cenário bem preocupante quando o assunto é a segurança da informação entre as pequenas e médias empresas (ou PMEs). Em uma época em que boa parte dos trabalhadores do país está exercendo sua profissão via home office, as medidas que garantem a segurança dos dados dessas organizações deixa a desejar.

Um dos dados mais preocupantes da pesquisa diz respeito a senhas. Quase metade (42%) dos funcionários entrevistados afirmou que o gerenciamento delas é feito de cabeça. Apenas 37% deles usam planilhas ou algum outro tipo de documento para administrar esses dados, enquanto 32% utilizam a memória do navegador e 31% lançam mão de algum software de gerenciamento de senhas.

Para piorar, 15% dos entrevistados afirmam compartilhar suas senhas com outros colegas de trabalho. Além disso, na hora de montar uma boa senha de acesso, o estudo indica que 54% (sim, mais da metade) dos pesquisados usam de oito a 16 caracteres para criar uma senha, uma prática que pode facilitar o acesso não-autorizado por parte de terceiros. Menos mal que 49% afiram que usam letras, números e caracteres na hora de construir uma boa senha. 

Ainda assim, 20% dos entrevistados usam nomes como senhas de acesso aos dados de uma empresa; outros 15% usam datas e 13% utilizam palavras completas.  Para completar o quadro alarmante, quase metade (46%) dos participantes da pesquisa afirmam ter apenas uma única senha principal para acessar diversos sites; além disso 49% compartilham a mesma senha entre contas pessoais e de trabalho. 

No quesito antivírus a situação não está melhor

Se a administração de senhas dos funcionários das PMEs já apresenta um quadro preocupante, a situação não está muito melhor quando o assunto é a adoção de uma solução de segurança para seus equipamentos de trabalho. A pesquisa da Capterra apontou que 61% dos entrevistados trabalham sem um software de proteção, como um antivírus. Além disso, apenas 34% verificam as atualizações desses mesmos antivírus e 32% instalam atualizações para essas ferramentas regularmente. 

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/42-das-pequenas-e-medias-empresas-do-brasil-gerenciam-suas-senhas-decabeca-164295/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias