Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Novembro de 2018

Pé na areia: 5ª Mostra de cinema de Gostoso acontece em Novembro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

“A Mostra de Cinema de Gostoso fomenta ainda mais o turismo. É um importante instrumento prático para estudantes de audiovisual e jornalismo, além disso, revela grandes potenciais artísticos dos jovens daqui”, comenta Andriele Torres, estudante de jornalismo residente de Gostoso.

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, acontece de 23 a 27 de novembro, no município de São Miguel do Gostoso. A ação conta pelo terceiro ano consecutivo com apoio do Governo dor RN, através da Setur com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão. 

“Gostoso é um dos principais destinos turísticos do RN e com recursos do acordo de empréstimo fizemos o esgotamento sanitário de 95% da cidade. Estamos promovendo qualidade de vida aos moradores e proporcionando novos investimentos na região. A Mostra de cinema é algo grandioso que, com uma tela de cinema montada na beira da praia, com pé na areia mesmo, é dado destaque aos filmes produzidos por nossos jovens, e que, diga-se de passagem, são de alta qualidade ”, conta Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos do Governo.



“O objetivo da mostra de cinema é possibilitar – através de sua grade de programação e ações sociais que acompanham o projeto – que toda a cadeia produtiva desfrute dos benefícios que o festival traz para Gostoso, um destino já conhecido por suas belezas naturais e pelas opções de lazer, ampliando-as de maneira a torná-lo conhecido, também, como destino cultural no estado do Rio Grande do Norte”, analisou o secretário de turismo Manuel Gaspar.

A Mostra acontece na praia do Maceió, com capacidade para 700 pessoas sentadas, trará os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, com filmes inéditos e/ou produzidos nos últimos dois anos, priorizando as produções nordestinas, nas mostras competitiva, panorama e infantil, além das sessões especiais. 
“O evento terá 56 filmes brasileiros em cartaz, promovendo também palestras e mesas de debates com cineastas que terão seus filmes exibidos durante esses quatro dias, além das tão esperadas oficinas. Lembrando que os melhores longa e curta-metragens receberão o Troféu Câmara Cascudo através de votação popular. 

[SOCIAL]
Devido à parceria com a comunidade local, a Mostra de Cinema de Gostoso tem por finalidade – ainda – de promover a formação cultural e social para os jovens da região e sua capacitação profissional, haja vista que meses antes do início da mostra são realizados os cursos de formação técnica e audiovisual para 40 jovens de São Miguel do Gostoso e arredores, que aplicam o conhecimento adquirido nos cursos, participando diretamente da organização da mostra de cinema e realizando curtas-metragens, e, claro entrando no mercado audiovisual no Brasil. 


A PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM AS SEGUINTES MOSTRAS:


• Mostra Competitiva (Exibições ao ar livre na Praia do Maceió) - Dividida em: Longa-metragem Nacional; Curta-metragem Nacional; Curta-metragem de Gostoso e Menção Honrosa;

• Sessões Especiais – Filmes de fácil entendimento, voltados ao entretenimento do público em geral;

• Mostra Panorama (Centro de Cultura de Gostoso) – Filmes com classificação indicativa mais alta que não podem ser exibidos ao ar livre e que também possuam experimentação de linguagem;

• Mostra Infantil (Centro de Cultura de Gostoso) – Filmes infantis com programação voltada a alunos das redes municipais e estaduais da cidade, com objetivo de implementar formação de público na cidade.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias