Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Dezembro de 2020

Parceria entre UFRN e Sethas ganha Concurso Nacional de Inovação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A iniciativa Modelo de apoio à fiscalização de equipamentos públicos de alimentação, implementada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN) e desenvolvida em parceria com docentes da UFRN, ganhou o 1º lugar do 24º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal. A solução beneficia usuários de restaurantes populares no estado, fornecedores de 30 mil refeições por dia.

A ideia da ação surgiu a partir do projeto de inovação desenvolvido na Coordenadoria Operacional de Desenvolvimento Social (Codes), da Sethas/RN, com apoio da UFRN e do Projeto (Sisan-Universidades), em 2017, que culminou no desenvolvimento de um modelo de apoio à fiscalização de 56 unidades dos Restaurantes Populares instalados em 34 municípios, se consolidando em 2019 como parte do novo modelo de gestão adotado pelo estado.

O trabalho foi coordenado pela professora Dinara Leslye, do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD), com colaboração da egressa do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), Leonara Pereira, e dos docentes da UFRN, Fábio Resende, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), e Nila Pequeno, do Departamento de Nutrição (DNUT). O projeto também teve contribuições dos parceiros Jessicley Freitas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Jean Câmara, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (Consea/RN).

O resultado consolida uma experiência bem sucedida de colaboração entre universidade (UFRN) e serviço (Sethas/RN) que teve por objetivo apoiar a atividade de fiscalização, desenvolvendo um modelo de gestão baseado no monitoramento e em indicadores estratégicos de avaliação de desempenho. Após três anos de atividades, a coordenação considera que a implementação permitiu otimização, objetividade e transparência dos processos de monitoramento e avaliação, proporcionando um aprendizado geral da situação do Programa e criação de uma memória institucional, favorecendo a tomada de decisão, com impacto positivo na economia de recursos públicos empregados, nos serviços prestados à população, no controle social e na comunicação institucional.

Durante o período de implantação do projeto, também foi instituída a ouvidoria do restaurante popular, permitindo aos usuários uma participação direta na gestão do programa. Resultados que impactam positivamente e de forma direta uma população vulnerável socialmente.

Para a professora Dinara Leslye, “a premiação é resultado do reconhecimento dessa parceria universidade-serviço, que teve como foco a inovação em processos dos restaurantes, pautados na eficiência e fiscalização, produzindo dados confiáveis para o monitoramento e avaliação da política no estado, de modo a qualificar a tomada de decisão estratégica e melhorar a qualidade dos serviços aos seus usuários, assim como a relação público-privada envolvida na sua operacionalização”.

O resultado do Concurso foi anunciado na última quinta-feira, 3, em uma cerimônia on-line. Na mesma categoria que destacou a UFRN, foram premiadas as ações De uma linguagem burocrática para uma linguagem simples e compreensível para o cidadão, da Prefeitura Municipal de São Paulo/SP (2º lugar), e Confecção de Órteses de Baixo Custo, do Hospital Geral de Vitória da Conquista/BA (3º lugar). A lista completa com os resultados está disponível no site da ENAP.

Foto: Sandro Menezes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias