Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Fevereiro de 2019

Parceria entre escola e família auxilia aluno com TDAH a conquistar vaga na UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma trajetória marcada por superação, dedicação e firmada em uma rede de apoio entre escola e família resultou na conquista da vaga no curso de Ciência e Tecnologia da UFRN. Pedro Henrique Varela Bezerra, 17 anos, aluno do CEI Romualdo, convive desde a infância com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), distúrbio caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, mas que não foi barreira intransponível para a aprovação universitária.

Pedro Henrique iniciou sua vida escolar no Espaço Infantil Primeiros Passos até o 1º Ano do Ensino Fundamental quando ingressou no CEI Romualdo. A mãe Lidiane Marinho, publicitária, conta que o filho tinha um comportamento muito tímido e buscou ajuda profissional. “Por meio de um trabalho multidisciplinar identificamos que a timidez era apenas um sinal e o diagnóstico revelou TDAH. Desde então busquei o apoio da escola e fortalecemos essa parceria falando sempre a mesma língua. Contamos ainda com auxílios como aulas de reforço, esporte, música. Todo início de ano sempre buscava a escola que ofereceu o acompanhamento individualizado de Pedro Henrique”, relatou Lidiane.

O aluno com TDAH necessita de uma dedicação maior no ensino, transmissão do conteúdo para que o aluno possa compreender. “Esse ano de Enem, desde o início, a escola deu todo apoio para que buscássemos os direitos garantidos a Pedro, dando estratégias, direcionamentos. Foi um ano de muitas emoções que vivemos juntos. Todo esforço a mais valeu a pena!”, disse Lidiane.

O novo universitário conta que no último ano a escola muitas vezes foi sua primeira casa, onde frequentava aulas em dois turnos, prática de esportes, música para o seu melhor desenvolvimento, ao ver o resultado não conteve a euforia. “Quando vi o resultado da aprovação fiquei muito feliz. Foi um ano de muita dedicação, superação e que valeu muito a pena. Estou muito animado para esta nova fase que virá na universidade, eu já gostava da área de Exatas e após o curso de C&T farei a graduação em Engenharia da Computação, algo que sempre me identifiquei”, enfatizou Pedro.

Psicóloga escolar, Hétera Fernanda, reforça o trabalho integrado entre os diversos setores para atender as demandas específicas dos alunos. “Nenhum setor na escola trabalho isolado, há uma engrenagem que envolve psicologia, sala de aula, esportes, entre outros. Temos formação com os professores para terem esse olhar individualizado com as necessidades dos alunos, avaliamos questões de comportamento, emoções que estão influenciando na absorção de conhecimento, formas de expressão, apontando caminhos e orientação para serem superados ao longo da vida escolar”, destacou.

Sobre a conquista de Pedro Henrique, a psicóloga relatou, “é muito gratificante quando vemos essas conquistas, mostra que seguimos o caminho certo com a atenção individualizada e contínua dentro da necessidade do aluno”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias