Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Outubro de 2024

Outubro Rosa: nutricionista destaca alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Durante o Outubro Rosa, mês de mobilização para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a nutricionista Marcella Tamiozzo destaca uma importante ferramenta contra a doença: a alimentação. De acordo com a profissional, que é especialista em Nutrição Oncológica e docente do curso de Nutrição da Estácio, manter o peso corporal adequado, com ajuda da prática de atividade física e da alimentação saudável, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver o quadro clínico, especialmente ao adotar no dia a dia o consumo de determinados alimentos “protetores”.

“Geralmente, os alimentos de origem vegetal apresentam efeito protetor contra o câncer de mama devido a algumas substâncias encontradas neles. Por exemplo, as crucíferas, como brócolis e couve-flor, que possuem uma substância com potencial antioxidante; as frutas vermelhas, que possuem as antocianinas que também têm essa função antioxidante; o chá verde, que possui catequinas também colabora, e a soja, que contém o fitoestrogênio, que ajuda na prevenção da recorrência do câncer de mama em mulheres”, enumera.

A especialista em Nutrição Oncológica acrescenta que alimentos com o Ômega 3, presente em peixes como salmão, cavala e sardinha, também devem ser consumidos por ter um potencial anti-inflamatório. E complementa:

“Temos ainda as fibras em geral, que, por reduzirem os níveis de açúcar e de estrogênio no organismo, também contribuem com a prevenção, assim como a linhaça, que é rica em lignanas, que alguns estudos mais recentes demonstraram apresentar um efeito protetor na microbiota intestinal. Além disso, algumas vitaminas no organismo também já foram comprovadas como atuantes nessa proteção, como é o caso da vitamina D”, explica Marcella.

Quais alimentos evitar

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o segundo que mais acomete as mulheres no país, sendo estimados 73.610 novos casos em 2023. Neste cenário, há também os alimentos que devem ser evitados por favorecer o surgimento da doença, como os ricos em gordura saturada e os ultraprocessados.

“O alto consumo de gordura saturada, que pode ser encontrado em alimentos de origem animal, pode favorecer o aparecimento da doença. Essa gordura está presente na manteiga, na gordura do leite, na gordurinha da carne e na pele do frango, por exemplo. Os ultraprocessados também têm esse potencial negativo devido aos aditivos químicos existentes neles. Além disso, o excesso de peso também está relacionado em vários estudos como fator favorável ao surgimento do câncer de mama”, cita Marcella Tamiozzo.

A especialista em Nutrição Oncológica indica então evitar também o consumo de bebida alcoólica e o excesso de açúcar ao se falar sobre a prevenção ao câncer de mama, e acrescenta:

“Acredito que mantendo o peso saudável, fazendo consumo de alimentos protetores e evitando os alimentos que favorecem o surgimento da doença já é um grande caminho para se ter uma vida saudável e com risco diminuído”, finaliza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias