Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Março de 2020

Até fevereiro, estudo indicava que 89% dos empreendedores potiguares previam um ano melhor para os negócios

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O grau de confiança dos proprietários de pequenos negócios no Rio Grande do Norte estava em alta no período de janeiro e fevereiro. Nove em cada dez empreendedores potiguares estavam otimistas nesses meses quanto à recuperação da economia, aumento das vendas e que 2020 seria um ano melhor que 2019 para os pequenos negócios. Esse otimismo é o que mostra a Pesquisa Especial de Início de Ano, feita pelo Sebrae entre os dois primeiros meses do ano. 

Foram entrevistados 2.683 empreendedores de pequeno porte de todo o Brasil e 89% dos potiguares se mostraram confiantes quanto ao ano. De acordo com o levantamento, 64% dos empresários do estado consideraram o ano passado melhor que o anterior para os negócios e vendas. No entanto, o último natal só foi melhor que o de 2018 para 57% dos potiguares entrevistados.

Segundo a pesquisa, os fatores que mais prejudicaram empresa no ano passado foram o desemprego alto (27%) e as altas taxas de juros (23%). No entanto, as expectativas para 2020 são bastante positivas, sendo quase um consenso generalizado, tanto que 9 em cada 10 entrevistados esperam um ano melhor do que 2019 para os respectivos negócios

O otimismo estava diretamente relacionado ao porte das empresas, sendo mais ‘intenso’ quanto maior o tamanho dessas pessoas jurídicas. A confiança entre os MEIs é de 87%, dos donos de microempresas 91% e dos proprietários de empresas de pequeno porte 97%. Um total de 57% dos comerciantes do estado avaliou que as vendas do Natal foram significativas e 58% destacaram que vão manter os funcionários contratados temporariamente para a data.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias