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28 de Outubro de 2022

Oito marcas potiguares dominam a nova edição do Festival Nordestesse em Ipanema

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Os sotaques, as cores e as vibrações do Nordeste, presentes nas coleções de 14 novos talentos da moda, entram em destaque no Rio de Janeiro, com a realização de mais uma edição do Festival Nordestesse, já consagrado como o maior evento de moda autoral do país. Dessa vez, o festival desembarcou na loja pop-up multimarcas Pinga, que fica no badalado bairro de Ipanema, na capital fluminense. Dos 14 estilistas e criadores de peças e acessórios participantes do evento dessa vez, oito são do Rio Grande do Norte. As coleções de George Azevedo, Pops, Danielle Porcino Studio, Funlab, Izaac Oliver, Chaccon e Bia Souza Brand ficam em exposição até o dia 29 de outubro no espaço, oferecendo uma experiência de consumo voltada para a criatividade nordestina.

Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, as empresas locais participantes da plataforma Nordestesse marcam presença no evento, cuja curadoria é de Daniela Falcão, jornalista baiana que comandou por quase 20 anos a revista Vogue Brasil e agora atua como diretora de conteúdo da plataforma criativa. O Nordestesse reúne mais de cinquenta profissionais e marcas da economia criativa da região com o intuito de fomentar, fortalecer e destacar produtos e serviços que preservam saberes ancestrais nordestinos.


“O Sebrae está apoiando o projeto, primeiro com a mentoria de Dani Falcão, que foi realizada no primeiro semestre, e depois com o acesso dessas empresas ao festival. É uma forma dessas empresas ampliarem o número de clientes, não somente no evento em si, mas, em geral em função da divulgação. Os festivais são focados no B2B, ou seja, na venda diretamente ao consumidor final”, confirma Verônica Melo, gestora do Projeto Rota da Moda do Sebrae-RN.

Trata-se uma iniciativa que tem como missão fomentar o talento de empreendedores dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região. O Nordestesse tem cinco pilares: moda, design, artes visuais, gastronomia e hotelaria, sempre destacando produtos que preservam os saberes ancestrais da região, sem cair no caricato. São muitas novidades: há um ano em atividade, a Pinga passou por um retrofit para deixar o espaço de exposição de roupas e acessórios mais clean, facilitando a interação e visualização dos produtos. Como estaremos próximos da Copa do Mundo, as marcas participantes desenvolveram cápsulas para quem quer entrar para a torcida com criatividade.

Mentoria e curadoria

Antes das marcas entrarem oficialmente para a curadoria do Nordestesse, todas participaram de uma curadoria de seis meses com Daniela Falcão, analisando cada processo e entendendo pontos de melhorias necessários para se alinharem com os respectivos propósitos no foco dos trabalhos feitos à mão.

“Na mentoria trabalhamos a identidade de marca para que quando elas cheguem nas feiras do Nordestesse tenham um branding de marca muito forte para as pessoas além de comprarem produtos, comprem a história. Todo esse trabalho é adequado também para as redes sociais além de todo o apoio em relação a grade e mix de produtos para que além das feiras, a mídia e o público consumam as nossas marcas diariamente”, conta Daniela Falcão.


Entre as marcas selecionadas está a Pops, da estilista Ana Luísa Procópio. Ana Luísa junto das outras marcas participou da mentoria oferecida pelo SEBRAE RN com Daniela Falcão e pontua a importância desse direcionamento. “A mentoria foi importante porque criei noção sobre mix de produto, visão de mercado, persona na marca e produção focada em resultados. Em vez de ficar lançando produtos aleatórios sem um foco, acabei refinando o meu trabalho melhorando os pontos positivos e repensando os locais que investimos sem uma estratégia definida”, conta.

Um dos exemplos desse direcionamento é o designer George Azevedo, com seus trabalhos focados no upcycling em jeans e também nas pinturas feitas à mão trazendo a fauna e flora nacional para as peças. “A minha participação nos Festivais Nordestesse vem sendo um sucesso graças aos direcionamentos da mentoria com Daniela Falcão. Mesmo trabalhando há mais de 30 anos com moda, esse é um novo momento e com o olhar apurado de uma pessoa do mercado foi mais certeiro tomar algumas decisões”, afirma George.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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