Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Agosto de 2022

Oficinas de costura e empresas de moda do RN buscam ampliar negócios em Blumenau

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma comitiva, formada por 28 empresários proprietários de oficinas de costura e de marcas de moda do RN, está em um dos principais polos têxteis do país, o estado de Santa Catarina, buscando estabelecer novas parcerias com grandes grupos têxteis e fazer negócios. Os empreendedores participam da Missão Empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte, que os levou à 17ª edição da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção (Febratex), o principal evento das Américas e um dos maiores do mundo neste segmento. A Febratex 2022 está sendo realizada até esta sexta-feira (26), no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

A missão faz parte das ações do Projeto Rota da Moda do Sebrae-RN visa colocar os empreendedores potiguares em contato com as principais inovações, em termos de novas tecnologias e equipamentos de ponta, voltados para a cadeia produtiva da moda, confecções e indústria têxtil. Isso porque a Febratex 2022.

“Dentro do projeto, temos previsto missões empresariais para possibilitar o acesso dos empresários a conhecimentos e a eventos, em que possam identificar, conhecer e adquirir tecnologias para melhorar a produtividade e a competitividade das empresas”, destaca a gestora do projeto, Verônica Melo.


E tecnologia é o que não falta no evento. As sete áreas físicas da Febratex – que ocupam quatro setores do Parque Vila Germânica, dois espaços anexos aos pavilhões e o setor 7, no Ginásio do Galegão -expõem máquinas e equipamentos alinhados com as novas tendências e soluções sustentáveis para o setor. Uma delas é a Rama, da empresa catarinense Delta Máquinas, um maquinário inovador da marca que pode chegar a 50 metros de comprimento e automatiza uma série de processos da indústria da moda.

Inovações 

Outra novidade é um óculos de realidade aumentada que mostra os processos dentro de uma fábrica têxtil, permitindo, na experiência 360º, conhecer todos os processos internos, tanto no segmento de beneficiamento têxtil, quanto na revenda de fios. A inclusão também está na pauta, com uma tecnologia que visa deixar as compras mais inclusivas ao auxiliar daltônicos e deficientes visuais a terem mais autonomia ao realizar compras de roupas, por meio de etiquetas termocolantes com alto relevo, que permite identificar as cores.

No que se refere a conteúdos e conhecimento, a comitiva potiguar participa da Conferência Febratex, que ao longo dos três dias oferece palestras com conteúdos do setor, e do Febratex Conecta, evento internacional que está apresentando soluções inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia produtiva da indústria têxtil e de moda brasileira.

Além disso, os potiguares têm a oportunidade de visitar a exposição Green Circle, promovida pelo Citeve, Centro Tecnológico de Portugal, que expõe pela primeira vez na América Latina os produtos desenvolvidos de forma sustentável, como fibras, fios, linhas, cordas, tecidos, malhas e tecidos.

Sobre a missão do Sebrae, a empresária Lidiane Alves, proprietária da FA Confecções, que funciona no município de Vera Cruz, avalia como proveitosa a missão pelo alto nível técnico. “Já tive oportunidade antes de participar de algo assim, mas não dei bola. Achava que seria uma perda de tempo sair da empresa, passar dias fora. Mas me surpreendi. Tudo está sendo bastante rico, em detalhes e ideias. Estou com minha mente bem aberta para o que posso aplicar nas minhas empresas”, revela.

Conexão com potenciais parceiros

Verônica Melo informa também que a missão vai além da Febratex. Foi feito um roteiro de visitas a empresas da região com potencial para as oficinas potiguares fazerem parceiras e àquelas em que as unidades já são fornecedoras, como é o caso da gigante Malwee. Eles têm agenda com executivos da indústria nesta sexta-feira.

No entanto, ontem, os empreendedores visitaram a KFK Private Label, uma empresa instalada na cidade de Brusque (SC), que atua com malharia masculina, feminina e infantil, atendendo marcas de roupas nacionais com processo sofisticado de produção e pesquisa.

Também foram ao município de Gaspar (SC) conhecer as operações da DDX Têxtil, principal parceiro das Lojas Renner. Outra indústria incluída no roteiro foi a RC Conti detentora da marca Mensageiro dos Sonhos, que atualmente é referência no setor têxtil brasileiro por aliar em seus produtos conforto com consciência socioambiental.

Foto: Agência Sebrae

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias