Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Abril de 2022

Oficina de Crochê é ofertada aos servidores aposentados da UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Segundo aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado tanto para homens quanto para mulheres. Por isso, a preocupação com a vida idosa e com as atividades desenvolvidas para o prazer desse grupo passam, ainda mais, a serem levadas em consideração. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), por meio do programa Vida com Maturidade, oferece aos servidores aposentados da UFRN uma oficina de crochê, a Crochetando na Melhor Idade.

A Oficina oferece oito encontros com técnicas de crochê em fio de malha para a produção de acessórios como cachepôs e bolsas. As aulas são ministradas pela funcionária da UFRN Isabelle Azevedo, responsável pela elaboração e execução do projeto, e ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h na Praça Servidor José Wilson de Souza, localizada ao lado do auditório da Reitoria da UFRN. 

“A oficina é uma importante forma de auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, buscando uma melhor qualidade de vida, promovendo o reencontro entre os envolvidos, especialmente após o período de isolamento”, diz Isabelle. Com isso, além do desenvolvimento de habilidades para transformar fios em peças, o projeto traz satisfação pessoal a um público que sofreu muito com o isolamento da pandemia de covid-19. Segundo a executora do projeto, “a oficina de crochê vem trazendo muitos benefícios para o corpo e a mente”.


Buscando promover a valorização dos trabalhos realizados, a PROGESP ainda realiza, ao fim do semestre, uma grande exposição dos materiais produzidos nesta e nas demais oficinas propostas pelo programa Vida com Maturidade. Além disso, cabe ressaltar que, tendo em vista a falta de verba da universidade para os utensílios necessários à elaboração das peças, cada inscrito deve levar seus próprios materiais para as aulas, conforme listados pela organização da oficina: “fio de malha da cor da sua preferência ou qualquer linha que deseje, desde que seja da mesma espessura da linha que será utilizada, agulha de crochê nº 7 ou compatível com a espessura do fio escolhido, agulha nº 3,5, tesoura, fita métrica e mosquetão”.

As vagas são limitadas aos funcionários aposentados da UFRN, mas futuramente pode existir uma oficina de crochê destinada aos funcionários ativos que possuam interesse. Os encontros acontecerão de 4 a 27 do mês de maio. Aqueles que se interessarem precisam realizar inscrição, pelo e-mail viveremharmonia@reitoria.ufrn.br, com maior brevidade possível, já que o evento conta com número limitado de 10 participantes. Apenas se ocorrer uma alta procura, a Progesp vai analisar a possibilidade de se aumentar o número de vagas para um máximo de 15 pessoas. Em caso de dúvidas, entrar em contato com 3342-2296 (Ramal 117) ou 99974-6674.

Foto: Cícero Oliveira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias