Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Dezembro de 2020

Obra da Pinacoteca do Estado chega a 64% de execução

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um cuidadoso trabalho de recuperação da Pinacoteca do Estado está sendo tocado pelo Governo do RN para manter a edificação que há quase um século e meio faz parte da história do Rio Grande do Norte. Os investimentos de R$ 6,4 milhões são oriundos do projeto Governo Cidadão, via acordo de empréstimo do Banco Mundial, e estão sendo aplicados em obras e equipamentos em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.

A obra foi iniciada em 2018, mas na época atingiu apenas 3% de execução e foi paralisada. Somente em 2019 e 2020 passou a ter avanços significativos – mesmo neste ano de pandemia, quando diversas restrições foram impostas, o serviço chegou ao mês de dezembro com 64,23% de execução. O prédio é o maior exemplar da arquitetura neoclássica da capital potiguar e por isso requer um trabalho de restauro especializado que demanda um maior tempo de realização. A estimativa do Governo do Estado é que o montante possibilite a finalização da obra em fevereiro de 2021.

“Sabemos da importância que o prédio tem para a história do Rio Grande do Norte e seguimos a orientação da governadora, professora Fátima Bezerra, de priorizar o andamento do serviço para que a população possa desfrutar desse equipamento que contribui para a preservação da cultura potiguar”, destacou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.

O prédio faz parte de um grupo de nove equipamentos culturais que estão recebendo investimentos que atingem quase R$ 30 milhões. Além de ser responsável pela gestão do equipamento, a Fundação José Augusto (FJA) atua ao lado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do RN (IPHAN-RN) na fiscalização das obras com o apoio dos setores de engenharia da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Governo Cidadão.

Os nove espaços de cultura já reformados ou ainda com obras a serem executadas estão nas regiões Metropolitana de Natal, Seridó e Oeste. São eles: Teatro Alberto Maranhão, Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), Fortaleza dos Reis Magos, Memorial Câmara Cascudo, Biblioteca Câmara Cascudo, Museu Café Filho (Natal), mais os teatros Adjuto Dias (Caicó) e Lauro Monte Filho (Mossoró).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias