Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Agosto de 2022

O papel dos pais no desenvolvimento das crianças e a evolução dessa relação na atualidade é tema de palestra na Maple Bear Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Você já observou como a presença paterna pode fazer a diferença na educação dos filhos e no bem-estar da família como um todo? E já teve a impressão que a forma de vínculo entre pais e filhos pode estar em mudança na sociedade atual? Para criar uma oportunidade de reflexão, aprendizado e debate sobre o tema e o desenvolvimento infantil em torno da figura paterna, a Maple Bear Natal vai reunir as famílias dos alunos da Educação Infantil para a palestra "O papel paterno" no próximo dia 16, às 18h, no auditório da escola.
 
Segundo a psicóloga e professora da Maple Bear Natal, Ms. Sheila Brito, que irá conduzir o encontro, há variadas pesquisas que revelam o quanto a presença da figura paterna é essencial na vida dos filhos. Elas indicam, por exemplo, que meninos com figuras paternas ausentes têm mais dificuldade em ter autocontrole, enquanto que meninas nessa mesma situação têm maior probabilidade de estabelecer relações amorosas tóxicas. 


 
Para a profissional, é muito importante se debater sobre isso. "É importante porque, embora o papel materno e paterno tenham o mesmo peso em grau de importância no desenvolvimento de uma criança, um deles ainda não é tão evidenciado como deveria: o paterno", declara Sheila.
 
Apesar disso, a psicóloga ressalta uma boa notícia: a de que os pais estão mais presentes nos últimos tempos. “Embora o papel paterno não esteja relacionado necessariamente à figura do pai, posso dizer que os pais de hoje estão em sua maioria mais presentes. Antigamente havia uma divisão social das funções familiares: as mães cuidavam e educavam os filhos e os pais tratavam de prover financeiramente a família. Mas hoje existem diversas composições familiares e isso facilitou a maior vinculação dos pais com a função paterna", diz a psicóloga.
 
Sheila Brito esclarece ainda que uma boa forma dos pais estarem mais presentes na educação dos filhos é, primeiramente, se colocando nos lugares deles enquanto seres humanos. Ela explica que relações mais próximas e “horizontais” favorecem a criação de vínculos. "Muitas vezes os pais assumem um lugar de fortaleza, de exemplo a ser seguido que pode dificultar, pois o filho passa a ver o pai como ídolo, e vamos pensar um pouco nesse lugar: o ídolo até recebe a adoração de seu fã, mas fica em cima do palco bem alto, e o fã lá embaixo. O vínculo é a ferramenta primordial das relações afetivas", aponta.
 
A psicóloga ressalta que essas análises pontuais estarão dentro da abordagem da palestra, cuja intenção é juntar as famílias, no mês em que se comemora o dia dos pais, para que possam pensar o tema. “Será um momento de reflexão e troca”, destaca. 
 
Metodologia Canadense
 
A Maple Bear Natal funciona há 12 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
 
No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em Português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias