Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Dezembro de 2018

Novo sistema do Apple Watch pode realizar eletrocardiograma em usuários

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deu no Canal Meio:

Desde a quinta-feira, quem atualizou seu Apple Watch de último modelo para o sistema 5.1.2 tem, no pulso, um eletrocardiograma. O típico eletro de consultórios e hospitais tem 10 eletrodos que avaliam simultaneamente, de dez pontos distintos do corpo, o padrão dos batimentos cardíacos. O do relógio é mais simples: tem dois eletrodos. Um no cristal que fica contra o pulso, o outro na coroa.

Os eletros formais e o de Apple Watch de inúmeras pessoas foram testados, comparados por algoritmos de inteligência artificial, para conceber o app ECG. Assim, a partir de agora, um teste em larga escala jamais feito antes será iniciado. Nunca tantas pessoas ao mesmo tempo tiveram a capacidade de avaliar seus eletros no dia a dia.

Muitos médicos temem um surto de falsos positivos — pouco capaz, o relógio poderia encontrar problemas onde não os há. A Apple aposta que não. Ao menos por enquanto, alguns pacientes já deram entrada em emergências americanas com o diagnóstico de fribrilação atrial — um dos tipos de arritmia.

A FDA, autarquia americana que autoriza venda de remédios e equipamentos médicos, liberou o app para uso com o Apple Watch mas não o aprovou. Pode ser usado, mas não é oficialmente reconhecido para diagnóstico. E há uma condição: o uso só é liberado para quem tem mais de 22 anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias