Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Fevereiro de 2023

Novo relatório revela que 73% dos líderes empresariais veem o uso responsável da tecnologia como uma necessidade de negócio imprescindível

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Thoughtworks (NASDAQ: TWKS), uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital, e o MIT Technology Review Insights, fizeram uma parceria para explorar como as organizações entendem o uso responsável da tecnologia, o que as motivou a adotar práticas mais responsáveis e quais benefícios esperam obter com essa conduta.

O relatório, “O estado da tecnologia responsável”, baseia-se em uma pesquisa com 550 executivos de nove países e regiões — Estados Unidos (12%), Canadá (10%), Brasil (10%), Reino Unido (12 %), Alemanha (12%), Índia (12%), Austrália (11%), Cingapura (10%) e China (12%). Além disso, apresenta uma série de entrevistas detalhadas com especialistas em tecnologia de grandes organizações como H&M Group, MOIA e California Polytechnic State University.

Entre as principais descobertas:

  • Quase 75% das pessoas entrevistadas concordam que, eventualmente, as decisões sobre tecnologia das empresas serão determinadas pelo "uso responsável" tanto quanto pelas implicações comerciais e financeiras.
  • Quando perguntadas sobre os benefícios de negócio tangíveis da adoção de tecnologia responsável, as principais respostas foram:
  • Melhor aquisição/retenção de clientes (47%)
  • Melhor percepção da marca (46%)
  • Prevenção de consequências negativas não intencionais (44%)
  • Atrair e reter os melhores talentos (43%)
  • Melhorar a sustentabilidade (43%)
  • A maioria das pessoas de organizações entrevistadas têm alguma política formal em vigor para implementar iniciativas de tecnologia responsável.
  • Dos entrevistados, 67% disseram que sua organização possui metodologias, diretrizes ou estruturas para implementar tipos específicos de tecnologia responsável.
  • Isso foi mais comum entre os entrevistados do setor público do que entre os que trabalham em empresas de serviços financeiros.
  • As principais barreiras que impedem a adoção da tecnologia responsável nas operações foram a falta de conscientização da alta administração (52%), resistência organizacional à mudança (46%) e prioridades concorrentes internas (46%).

Falando sobre as descobertas do relatório, a Dra. Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, disse: “O alcance da tecnologia está se estendendo a áreas mais sensíveis e complexas, desde decisões de crédito e diagnósticos médicos até sentenças criminais. Isso afeta as interações cotidianas entre nós mesmos, amigos e familiares, bem como nossas funcionárias, clientes e cidadãos. Não é surpresa que as empresas estejam pensando mais em como estão construindo uma tecnologia mais responsável, em vez de se concentrar apenas em parâmetros como conveniência ou custo. Na Thoughtworks, estamos aconselhando as organizações sobre suas estratégias de inovação digital e como a tecnologia responsável pode construir a confiança da cliente, reduzir riscos e atrair talentos, agregando valor e gerenciando quaisquer consequências não intencionais de seus produtos digitais.”

O diretor editorial global da MIT Technology Review Insights, Laurel Ruma, diz: “À medida que a tecnologia se torna uma parte fundamental de todos os negócios e vemos as consequências de seu uso indevido, o uso responsável da tecnologia tornou-se uma expectativa comercial crítica. A forma como as empresas interpretam essa obrigação, no entanto, e o grau em que sua execução corresponde às suas aspirações, está evoluindo rapidamente”.

Dr. Parsons complementa: “No fundo, a noção de tecnologia responsável é garantir que todos se beneficiem da implantação da tecnologia. Estou animada com o que vejo neste relatório: os líderes empresariais de hoje não estão apenas começando a entender a necessidade urgente do uso responsável da tecnologia, mas também estão vendo as razões sólidas e de impacto no negócio para fazê-lo.”

‘The State of Responsible Technology’ está disponível para download aqui.

Esta nova pesquisa segue o lançamento do Responsible Tech Playbook da Thoughtworks, que fornece às empresas ferramentas e técnicas de tecnologia para identificar estratégias mais inclusivas, cientes de preconceitos, transparência e para mitigar consequências negativas não intencionais. O uso dessas abordagens ajuda os tecnólogos a examinar suas escolhas de produtos e tecnologias de várias perspectivas, aumentando a probabilidade de consequências prejudiciais serem descobertas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias