Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Janeiro de 2019

Novo presidente do Tribunal de Justiça destaca que adotará o uso de inteligência artificial para acelerar os serviços do Judiciário

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O desembargador João Rebouças defendeu o uso intensivo de novas tecnologias, como a inteligência artificial, para otimizar e acelerar os serviços do Poder Judiciário, destacando que lutará por “um tribunal 100% digital mas também 100% humano”. A declaração foi em seu discurso na sessão solene do Pleno do TJRN realizada na noite desta segunda-feira (7), no Centro de Convenções de Natal, para a posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário Potiguar. 

“É inconcebível que tais facilidades não sejam utilizadas de forma a permitir que o lado humano possa se revelar em toda a sua grandeza e plenitude. Sonho e lutarei por um Tribunal 100% digital, mas também 100% humano”, destacou Rebouças em sua fala. O desembargador apontou os eixos Transparência, Produtividade e Efetividade jurisdicional como os que irão nortear a sua administração durante o biênio 2019-2020. 

Durante a sessão solene, foram empossados ainda o desembargador Virgílio Macedo Júnior como vice-presidente e o desembargador Amaury Moura Sobrinho como corregedor geral de Justiça. A solenidade foi acompanhada por autoridades e representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, incluindo o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça.

Em seu discurso, João Rebouças apontou um dos desafios para a Justiça daqui para frente. “Em um mundo cada vez mais rápido e instantâneo, a Justiça precisa se reinventar em termos de atendimento, sob pena de sofrer a mais triste das penalidades: a indiferença”. Diante desse desafio, o novo chefe do Poder Judiciário afirmou que procurará oferecer uma prestação jurisdicional célere, com respostas rápidas e precisas, em benefício da população potiguar.

Lembrando seus quase 40 anos dedicados ao serviço público, dos quais 34 anos à magistratura, o desembargador João Rebouças afirmou que conhece o tabuleiro no qual jogará a mais importante partida de xadrez de sua carreira e que pretende impor um xeque-mate à morosidade processual.

“Não podemos mais aceitar que o processo mate sempre, por aborto, a decisão. O pensamento decisório do juiz é a razão de ser processo, não o contrário. Não é mais aceitável a morosidade, o retrabalho, a redundância, que são péssimas práticas enraizadas pelo tempo e que não têm mais razão de existir. Juízes é o que somos. Tratemos de decidir”, exortou o magistrado.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, parabenizou a gestão que se despede, do desembargador Expedito Ferreira, pelo trabalho para a digitalização da Justiça, em especial com o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O ministro se disse impressionado com o prestígio do evento da posse de João Rebouças, que contou com centenas de autoridades ligadas aos três poderes. “Tenha certeza de contar com nosso apoio para levar a Justiça para mais perto do povo”, disse ao novo presidente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias