Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Março de 2020

Novo coronavírus já afeta 70% das empresas do setor eletroeletrônico, diz associação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

De acordo com nova sondagem organizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) sobre o impacto do novo coronavírus SARS-CoV-19 na produção do setor eletroeletrônico, 70% das empresas entrevistadas já operam com problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos provenientes da China, país que é o epicentro de casos de COVID-19.

Os novos resultados indicam um agravamento da situação em relação às pesquisas realizadas anteriormente. Na primeira pesquisa, feita em 5 de fevereiro, o número de empresas com problemas era de 52%. Já na segunda sondagem, realizada no dia 20 de fevereiro, 57% das consultadas apontavam impacto negativo. Essa situação do desabastecimento é observada melhor entre os fabricantes de produtos de Tecnologia da Informação, como celulares e computadores.

Impacto trimestral

Segundo o levantamento da Abinee, 6% das empresas operam, no momento, com paralisação parcial em suas fábricas. Em termos comparativos, no levantamento anterior, esse índice era de 4%. Além disso, outras 14% já programaram paralisações para os próximos dias, a maior parte delas também de forma parcial. Apesar do impacto negativo do novo coronavírus na produção, a pesquisa indica que 48% dos entrevistados não têm previsão de parar suas atividades. Nesses casos, uma mudança de decisão dependerá do tempo em que persistirem os problemas no abastecimento, o que por ora não é um problema.

Com esse cenário, passou de 17% para 21% o total de empresas que informaram que não devem atingir a produção prevista para o primeiro trimestre deste ano. Nesse período, a produção deverá ficar, em média, 31% abaixo da projetada. Este percentual também aumentou na comparação com a pesquisa anterior, que indicava uma queda de 22% na produção. Para quase metade das empresas (48%), no entanto, as projeções devem ser mantidas. Enquanto isso, 31% afirmam que ainda não era possível fazer essa indicação.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/negocios/novo-coronavirus-ja-afeta-70-das-empresas-do-setor-eletroeletronico-diz-abinee-161626/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias