Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Novembro de 2022

Novas exposições marcam os 62 anos do Museu Câmara Cascudo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em 2020, o Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte celebrou seus 60 anos em plena pandemia. Agora, de portas abertas, a ideia é tirar o atraso das celebrações com uma programação que vai muito além da nossa sede em Natal e promove um verdadeiro mergulho no acervo do Museu, da Biblioteca do Museu e também do nosso Arquivo. A semana marca ainda a abertura de duas novas exposições, além de uma oficina, mesa-redonda e exibição de um documentário, em São Tomé/RN. 

Na quarta-feira (23/11), em São Tomé, o Museu Câmara Cascudo retorna ao local da sua primeira expedição científica, realizada em 1962, quando a instituição se chamava Instituto de Antropologia. A ação faz parte do projeto de extensão O legado dos ossos: 60 anos da primeira expedição científica do Museu Câmara Cascudo, que conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN. As equipes do Museu retornam à cidade para compartilhar o conhecimento com uma oficina, uma mesa redonda e o lançamento de um vídeo contando essa história.

NOVAS EXPOSIÇÕES

Programação tem novas exposições a partir da sexta-feira (25)

A sexta-feira (25), 18h30, marca o reencontro do público com três símbolos da história potiguar. A mostra Navegar impreciso: Das águas, o encontro re-apresenta ao público as canoas indígenas e o Marco de Touros, três dos artefatos mais antigos da história da ocupação humana em nosso território, em uma instalação artística de Max Pereira que traz centenas de origamis e uma trilha sonora inspirada nas sonoridades dos povos originários.

Também integra a instalação um vídeo, de Lisabete Coradini, José Duarte B. Jr. e Iano Flávio Maia, e uma instalação digital coordenada pelo professor Alyson Souza, do Instituto Metrópole Digital da UFRN. A mostra permanece em cartaz  até maio de 2023.

Também na sexta-feira (25), a história do Museu ganha vida em uma exposição virtual que revisita as origens da instituição, ainda com o nome de Instituto de Antropologia. A exposição “Singular, Plural – 60 anos do Museu Câmara Cascudo” tem a curadoria de Everardo Ramos e estará disponível no site do Museu.

MEMÓRIA 

No último sábado (19), em Jardim do Seridó e na comunidade quilombola Boa Vista, em Parelhas, foi exibido um documentário com imagens e sons recuperadas nos arquivos do MCC e filmadas em 1963 pela equipe de Veríssimo de Melo. As imagens, entrevistas e músicas revelam as irmandades seridoenses da forma como tomavam as ruas há 59 anos, uma verdadeira viagem no tempo.  A atividade fez parte da programação do Sankofa – I Encontro dos Reinos Pretos do Rio Grande do Norte, com a participação das Irmandades do Rosário de Jardim do Seridó, Parelhas, Serra Negra e Caicó, além da Nação Zamberacatu, de Natal, e dos Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante. 

Todas as atividades têm entrada gratuita e não exigem inscrição ou agendamento prévio. Com o aumento de casos da Covid, o Museu Câmara Cascudo reforça a recomendação do uso de máscaras nas áreas fechadas. Além das novas atrações, o Museu continua com as exposições de longa duração e com uma mostra dedicada à Luzia Dantas. O museu está aberto de terça à sábado, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Para conhecer nossas exposições e os detalhes para a visitação, acesso www.mcc.ufrn.br.

Confira a programação completa e atualizada: 

23 de novembro, quarta-feira

O legado dos ossos: 60 anos da primeira expedição científica do MCC/UFRN

Escola Estadual Amaro Cavalcanti – São Tomé (RN)

14h – MESA REDONDA – “Quem é Luíza” – Moysés Siqueira, Thomaz Pinotti e Lenílson Dantas

17h30 – OFICINA – O uso de quadrinhos na educação – com Cristiana Moreira, Glaudson Albuquerque e Handerson Cavalcante

20h – DOCUMENTÁRIO – Lançamento de documentário com exibição presencial, seguida de bate-papo com Cícero Oliveira, Iano Flávio Maia e Moysés Siqueira.

25 de novembro

Navegar impreciso: Das águas, o encontro

18:30 Lançamento de exposição no Museu Câmara Cascudo

Singular, Plural – 60 anos do Museu Câmara Cascudo

Ação on-line: Lançamento de exposição virtual no site do MCC/UFRN

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias