Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Outubro de 2021

Nova rede social se inspira no Facebook, mas permite apenas 100 posts para toda vida

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Facebook e Instagram que se cuidem. Na contramão das duas redes sociais, que são diariamente acusadas de consumirem tempo e saúde mental de seus usuários, Ben Grosser, um artista e professor da Universidade de Illinois, nos EUA, criou o Minus. Com o objetivo de ser uma provocação e não um negócio sustentável, ele se baseia em mais de uma década de estudos explorando formas de fazer uma comunicação mais saudável e rica na Internet.

Recentemente, o trabalho do pesquisador se tornou ainda mais relevante, à medida que documentos internos vazados e o testemunho da denunciante Frances Haugen revelaram quanto os negócios de Mark Zuckerberg estão impactando negativamente pessoas de todas as idades. Apesar de “imitar” o modelo do Facebook, o Minus desencoraja o uso constante.

Em entrevista ao Fast Company, Grosser afirmou que  “como empresa, o Facebook está obcecado por crescer cada vez mais”, assim, ele decidiu experimentar a construção de uma plataforma na qual o engajamento e o crescimento não são os objetivos.

Reprodução – Fast Company

No Minus, cada usuário recebe um total de 100 postagens para usar durante toda a sua vida, o que os força a pensar sobre como desejam usar cada postagem. Além disso, não há curtidas ou contagens de seguidores.

Para o Fast Company, Grosser diz que a plataforma tem como intuito estimular a conversa, uma vez que é possível responder às postagens livremente, também não exibe anúncios para gerar receita e não tem os mesmos incentivos que o Facebook para manter os usuários consumindo.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/151932/nova-rede-social-se-inspira-no-facebook-mas-permite-apenas-100-posts-para-toda-vida/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias