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09 de Dezembro de 2018

New Comunicação: propaganda motivada pela relação de confiança com o cliente

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O Blog da Juliska dá continuidade à série de reportagens em parceria com o Sinapro/RN com as principais agências de propaganda do mercado potiguar, que reúne algumas das mais longevas e atuantes empresas de publicidade do Nordeste. A agência de hoje é New Comunicação.

Por Juliska Azevedo

Agilidade, compromisso com o cliente e confiança. O tripé é a base apontada pelo publicitário Pedro Paulo Bezerra, proprietário da New Comunicação, como a receita de sucesso para a o longo tempo de sucesso no mercado publicitário, atendendo a algumas das principais potiguares há 17 anos. “Toda a semana apresentar campanha, sair do cliente com essa campanha aprovada, elogiada, é o que realmente nos motiva. Eu faço questão de passar para a minha equipe o sentimento de que este é o verdadeiro combustível do nosso trabalho”, declara Pedro.

Conseguir o alto índice de aprovação e aproveitamento das ideias significa, para o publicitário, estar em sintonia com o cliente e ter a compreensão de que o que o empresário precisa, de fato, é de resultados. “A New é uma agência ágil, comprometida com o cliente, e principalmente, é uma agência onde ele encontra a confiança necessária para entregar a sua verba, as suas estratégias. E confiança só se adquire com o tempo”, explica.

O publicitário relata que, na atividade e na relação com o cliente, não há espaço para a vaidade, um dos mitos mais fortes do mundo da propaganda. “Existe uma piada que diz que quando o publicitário quer se suicidar sobe em cima do ego e se atira lá embaixo. Já passei por isso na minha juventude. Mas várias passagens da minha vida profissional me ensinaram a ser como sou hoje, a compreender que a necessidade do cliente exige, muitas vezes, nossa humildade de mudar”, relata.

Atualmente com sete funcionários, a New Comunicação enfrenta as mudanças do novo mundo digital e sua influência na propaganda, como a necessidade de desenvolver soluções cada vez mais rápidas em prazos cada vez mais apertados. Pedro Paulo destaca, no entanto, que uma equipe enxuta, mas muito focada no trabalho, que conhece profundamente as características dos clientes que atende, é fundamental para reduzir o “retrabalho” e enfrentar a velocidade que a tecnologia impõe.

“A tecnologia trouxe algumas coisas muito bacanas e outras não tanto. O cliente pensa que a gente pode resolver tudo em um estalar de dedos. O advento das redes sociais fez com que as agências tivessem que trabalhar ainda mais e a concorrência desenfreada fez com que os produtos diminuíssem de preço então hoje, um dos desafios das agências, é valorizar a produção do seu conteúdo”, comenta.

Clientes da tecnologia optam por meios convencionais

Para Pedro Paulo Bezerra, o período atual de “ebulição” do mundo digital dá margem para algumas interpretações erradas, por exemplo, sobre o universo da mídia e da propaganda. “As agências, de uma maneira geral, demoraram a perceber essa mudança radical que o mercado sofreu. Isso abriu margem para algumas interpretações erradas. Porque as redes sociais não vieram para substituir as mídias comerciais off line. Elas vieram para agregar e, provavelmente, se a gente perguntar a 100 pessoas onde viram a propaganda do Trivago, por exemplo, 99 vão dizer que viram na televisão”, comenta, citando o exemplo da gigante digital que opta por um meio tradicional para focar sua força de propaganda.

Pedro Paulo traz ainda outros exemplos semelhantes ao Trivago na estratégia. Ele lembra que o Uber foca seus anúncios em televisão e outdoor. “São veículos essencialmente digitais que utilizam meios off line convencionais para divulgar sua marca. Então isso reflete a importância fundamental que os veículos de comunicação têm e terão ainda por muito tempo no mercado”, profetiza.

Experiência e ousadia desde a sala da criação

A experiência na condução da New Comunicação vem de situações vividas também antes de empreender em seu próprio negócio. Antes de abrir a agência, Pedro Paulo passou por algumas das principais empresas de publicidade do RN à época. Na Dumbo, começou como estagiário e foi contratado como redator. “Desenvolvi campanhas para todos os clientes da Dumbo. Se juntarmos as cinco ou seis principais agências de hoje não dá a quantidade de clientes privados que a Dumbo tinha naquela época”, relata. “Foi uma verdadeira escola, uma faculdade que tive, e tenho muita gratidão a Cassiano (Arruda), (Silvino) Sinedino e Joacy (Medeiros)”, comenta.

A grande agência funcionava na Ribeira, próximo a onde hoje está instalado o ITEP. Em torno dela, fervia o movimento de uma publicidade pujante. Nos últimos dois anos de Dumbo, Pedro Paulo foi designado para ser o redator exclusivo do grupo Nordestão. “Eu me envolvia em tudo: criava, planejava e apresentava a campanha, e isso foi fundamental para a minha carreira”, lembra. “Dois anos depois surgiu a oportunidade de sair da Dumbo e abrir meu próprio negócio. Recebi o convite de Flávio Alcides - a quem sou eternamento grato pela oportunidade - e ficamos com a conta da Rio Center por um ano, o que foi suficiente para a gente seguir”, relata. Na época, a agência foi aberta ao lado do sócio Max Revoredo, mas a sociedade se dissolveu um ano depois, e Pedro seguiu adiante na direção da New.

Hoje a New Comunicação atende a alguns clientes de grande destaque no mercado de Natal. A padaria Mercatto, por exemplo, está com a agência desde que foi fundada. Empresas como o Instituto de Radiologia e Grupo Fleury, Hospital de Olhos, Água Mineral Santa Maria, Casa Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Ponto dos Botões, Belezaria e Rede PG Postos são outros de destaque na carteira da New.

Com sua origem profissional na redação publicitária, na criação propriamente dita, Pedro Paulo já teve a oportunidade de conquistar prêmios locais, regionais e nacionais. “Mas aprendi, com a experiência, que o verdadeiro prêmio que o cliente almeja é o resultado. E mais do que isso, o que fideliza o cliente à agência não é somente a criatividade. E aí não estou desprezando a criatividade. Mas dizendo apenas que ela é um dos instrumentos, mas a correção, a ética, a assiduidade, a agilidade, a verdade. Você tratar um cliente como parceiro, valorizar essa parceria realmente no sentido da palavra e transparecer isso é um fator fundamental para você ter longevidade no mercado publicitário”, afirma.

“Eu não quero ganhar prêmios. Quero ganhar dinheiro”

Entre os cases que viveu no universo da publicidade ao longo dos anos, Pedro Paulo guarda um como um dos ensinamentos valiosos que recebeu para sua vida na propaganda. Ainda na época da Dumbo, quando atendia ao Nordestão, Pedro Paulo estava apresentando uma campanha ao diretor da rede de supermercados potiguar, Manoel Etelvino de Medeiros, quando o empresário pediu que ele fizesse uma modificação no material apresentado.

“Era uma campanha institucional para o Nordestão, apresentei, ele elogiou, aprovou, mas disse: ‘mas aqui você aumente um pouco a marca’. E eu fui argumentar: ‘mas Seu Manoel, essa peça foge do convencional de supermercado, isso aqui está tão criativo que corre o risco de a gente ganhar um prêmio’. Ele pacientemente me ouviu e disse: ‘tá certo, mas aumente a marca’. E eu fui argumentar novamente. E em um dado momento ele parou, me olhou e foi enfático: ‘Eu não quero ganhar prêmio. Eu quero ganhar dinheiro. Aumente a marca!’.

“Nós aumentamos a marca conforme ele mandou, a campanha foi para a rua e aquilo ali foi uma lição que ficou para mim. Então, quando eu digo que não tenho amor às minhas ideias, é que eu estou aberto a novas ideias. Nada está tão bom que não possa melhorar. O cliente tem a agregar e a gente tem que buscar extrair esse conhecimento e transformar em uma coisa bacana”, assinala Pedro Paulo.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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