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13 de Novembro de 2023

Natal Pensando Moda põe em evidência moda potiguar autoral e com propósito

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Após uma pausa, o projeto Natal Pensando Moda retornou na sua quarta versão mais atual do que nunca para novamente mostrar toda a potência da criatividade e talento dos estilistas locais, e demonstrar porque ainda é uma das iniciativas mais bem sucedidas do Sebrae no Rio Grande do Norte, que arranca aplausos do público e tem sido aclamado pela mídia especializada no segmento fashion dentro e, notadamente, fora do estado. As 14 empresas participantes desta quarta edição revelaram ao público o resultado das inspirações criativas para a Moda Primavera-Verão 2024 em grande estilo.

O desfile de encerramento do projeto ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), resgatando os primórdios Natal Pensando Moda, que estreou no bairro histórico da Ribeira, mais especificamente no Teatro Alberto Maranhão. Novamente tendo como cenário a mesma região portuária da capital potiguar, a passarela foi montada no Museu da Rampa, onde há 78 anos era definida a participação do Brasil como país aliado na II Guerra Mundial. O projeto voltou às origens não apenas por esse aspecto, mas também na abordagem.

O que se viu de comum nas coleções que desfilaram durante o evento – concorrido e bem prestigiado, vale frisar – foi o elemento local, o legítimo DNA potiguar, traduzidos nas peças. Ora pela utilização de manualidades clássicas do artesanato do RN, como o bordado e o fuxico, ora na parte de estamparia, retomando os elementos mais significativos da nossa iconografia. As coleções provaram que definitivamente o Rio Grande do Norte está na moda.

“Foi uma jornada muito rica estar aqui, com a humildade dos empresários ao quererem ouvir os inputs que tinha para passar e perceber o que cada uma dessas empresas tinha de melhor para enaltecer o trabalho deles. O projeto Natal Pensando Moda mostra para todo mundo – isso vai reverberar para o Brasil inteiro – como a moda do Rio Grande do Norte é importante. Ela tem o valor e tem características próprias, específicas, únicas e especiais, porque só o estado tem”, enaltece Alexandre Herchcovitch, que veio a Natal especialmente para o evento de encerramento, referindo-se à especificidade da moda potiguar. Um aval significativo, vindo de um estilista, que figura na lista dos 50 brasileiros mais estilosos da moda.

Herchcovitch abraçou a proposta e cumpriu bem a missão de suceder a Ronaldo Fraga, estilista mineiro pioneiro do projeto e que imprimiu a sua assinatura, responsável pela construção da reputação do Natal Pensando Moda Brasil afora nas três primeiras versões do projeto.

Durante os últimos quatro meses, o Herchcovitch adentrou showroom e área de produção das marcas potiguares Areia Dourada, Caju Maria, Daya, Dali, Dormirei di Luna, Fils to Sport Wear, Equipaggio, Human, MJ Design, Moulemar, RAV, Ravenna, Ysa e Urban in Motion. Ele avaliou as ideias dos empresários, ponderou sobre o posicionamento de cada marca e orientou sobre questões técnicas e sobre o conceito de cada coleção.

Essa mentoria representa a transmissão de um conhecimento, acumulado só longo de mais de três décadas, por um dos principais ícones do estilismo brasileiro e renome mundial. A trajetória de Alexandre Herchcovitch foi meteórica, sendo construída em pouco mais de dez anos de carreira. O sobrenome Herchcovitch soa como sucesso, inovação, criatividade e visão afinada para o novo e as infinitas conexões que a moda é capaz de proporcionar.

Desde o lançamento da sua marca, o estilista paulista obteve grande repercussão no mundo da moda brasileira e internacional. Com o projeto, deduz-se que essa reputação também estará de alguma forma associada a esse grupo de empresários potiguares. Alexandre Herchcovitch já desenvolveu trabalhos para marcas fortes do mercado, de Zoom, Dryzun, Motorola, Lupo, Ellus e C&A até Hello Kitty.

Ser o mentor desta edição do Natal Pensando Moda também deu a oportunidade de ampliar o olhar para a produção autoral, que vive uma efervescência no Nordeste. “Tive a oportunidade de conhecer mais da moda que é produzida aqui no RN. eu acho que isso foi uma alegria muito grande. Falo de entender um pouquinho mais do que é produzido em algumas regiões diferentes do Brasil. Até então, eu nunca havia estado aqui e, com o projeto, tive a oportunidade de trabalhar com esse grupo e foi um trabalho muito gratificante proposto pelo Sebrae. Na verdade, eu fui escolhido por essas empresas para fazer esse trabalho junto à produção deles. São eles que produzem e criam. Meus inputs serviram para que abrissem um pouco os horizontes acerca da moda que almejam para o futuro e para esse consumidor do futuro”, reforça o estilista.

Na visão do profissional, os benefícios dessas ações desenvolvidas pelo Sebrae podem ultrapassar o grupo de marcas atendidas e refletir em toda a cadeia da moda e confecção. “O potencializa e fortalece toda a cadeia sem dúvidas porque mostra essas produções para mais pessoas e que existe moda local que pode ser consumida por quem está aqui. E esses produtos podem ser vendidos em outros estados e até exportados. Por que não? É uma moda única, feita somente aqui, com matérias-primas e mão de obra daqui. Agradeço muito ao Sebrae por esse convite’.

O estilista já havia dado mostra do que seria mostrado ao público naquela tarde. No fim do mês passado, parte das marcas participou da edição deste ano do Minas Trends, a semana de moda mineira, e o próprio Herchcovitch estava presente para apresentar as coleções das empresas potiguares no evento que é um dos mais importantes do país para o segmento de negócios da moda.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, acredita que a união de identidade regional e produtos com valor agregado é o caminho para que roupas e acessórios, produzidos no estado, conquistem uma fatia desse mercado, aumentando a rentabilidade dos negócios da moda do RN.

“Em síntese, o que buscamos com esse projeto é melhorar a competitividade das empresas vinculadas à moda, cuja atividade gera mais postos de trabalho e renda. Nada melhor do que misturar experiências de estilistas famosos no mundo e trazê-los a Natal para orientar os nossos estilistas e empresários do segmento, contribuindo para que esses negócios cresçam de forma duradoura e mais sustentáveis “, resume o diretor.

RAIO X DA QUARTA EDIÇÃO

Na sua quarta edição, o Natal Pensando moda, coordenado pelo Sebrae RN, trouxe como tema “O Consumidor do Futuro”. Esse tema incentivou as 14 marcas a repensarem suas estratégias e desenvolverem produtos mais sustentáveis, com propósito e valores intangíveis.

O resultado foi a criação de coleções mais atemporais, que atendem às necessidades dos consumidores consciente e alinhadas com os desafios do futuro. As empresas se preocuparam com a escolha consciente das matérias primas, utilizando material ecológico, resgataram o artesanato com informação de moda deixando as peças mais atemporais.

A moda sustentável deve ser pensada de forma estratégica pelas empresas, pois é uma resposta necessária aos impactos ambientais e sociais causados pela indústria da moda.

Ao adotar o tema “Consumidor do Futuro”, as empresas estão se comprometendo a criar um legado positivo para as próximas gerações, promovendo valores como ética, transparência e respeito ao meio ambiente.

Dessa forma, as empresas participantes do projeto Natal Pensando Moda buscaram não apenas oferecer produtos de qualidade, mas também transmitir uma mensagem de conscientização, inclusão, diversidade, consciência ambiental e social. Temáticas que se conectam diretamente com o consumidor do futuro, que busca não apenas um produto, mas uma experiência completa, na qual possa se identificar com os valores da marca e contribuir para um mundo melhor.

Portanto, a coleção “Consumidor do Futuro” representa um movimento importante na indústria da moda do estado incentivando as empresas a repensarem seus processos e oferecerem produtos alinhados com as necessidades e valores desse novo perfil de consumidor: mais sustentável e consciente.

BATE PAPO – Verônica Melo, gestora do Natal Pensando Moda

Estruturar o retorno do Natal Pensando Moda diante de um novo cenário de mercado, sobretudo após a pandemia, que o tornou ainda mais volátil e bruscamente mais digital, foi um dos principais desafios para a equipe do Sebrae-RN. Consumidores, empresários e empresas já não eram mais os mesmos. Fazer a intersecção das expectativas desses três atores requereu análises da economia, das tendências do setor, da realidade das empresas locais e principalmente dos novos hábitos de consumo. Quem conta é a gestora do Natal Pensando Moda, Verônica Melo, na conversa a seguir. Confira!

ASN-RN – Estruturar uma nova edição de um programa, que carrega uma reputação muito positiva, para manter a mesma vitalidade da primeira edição sempre exige um esforço. Quais foram os desafios para chegar à quarta edição com a potência do projeto inicial?

Verônica Melo – Nosso maior desafio enquanto projeto foi adaptar as marcas às mudanças de mercado nesse período pós pandêmico. O mercado de moda mudou. As empresas foram cada vez mais para o digital. As marcas que eram focadas em clientes lojistas tiveram de adaptar seus modelos de negócios e direcionar as vendas para o consumidor final, através de plataformas digitais, onde estão concentrados perfis de consumidores mais conscientes, mais preocupados com questões como sustentabilidade e atentos à forma como as mercadorias são produzidas. 

ASN-RN – Ouviu-se muito em conversas entre os empresários e durante os desfiles sobre o consumidor do futuro. Esse foi o eixo para a concepção e desenvolvimento das coleções das marcas participantes?

Verônica Melo – Levamos as empresas a refletirem sobre esse novo consumidor e como se comporta. E foi notório perceber que realmente essas marcas estão preocupadas em demonstrar claramente para o mercado e seus consumidores que são empresas preocupadas com sustentabilidade e inclusão. 

ASN-RN- Se pudesse resumir, qual seria o foco primordial das ações do Natal Pensando Moda 2023?

Verônica Melo – Temos muito forte esse propósito, que empresas nascem não somente para vender um produto de valor tangível, mas também devem estar atentas ao valor intangível, que tem a ver com o propósito de cada marca. A ideia é fazer essa conexão entre propósito com o fato de ser marcas mais autorais. Isso pode gerar diferenciais estratégicos no mercado.

 A PONTE E O PÔR DO SOL ÀS MARGENS DO POTENGI COMO CENÁRIO

O local escolhido para a apresentação das peças concebidas pelos estilistas potiguares não podia ser melhor. O Museu da Rampa recebeu os convidados com o pôr do sol às margens do Rio Potengi e a ponte Newton Navarro, que recepcionaram empresários, jornalistas, formadores de opinião, autoridades, como a deputada federal Natália Bonavides, e os demais convidados.

O pier da Rampa foi transformado em passarela para a moda verão brilhar. A solenidade foi conduzida pela influenciadora digital Rica de Marré, que convocou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto para dar boas-vindas aos convidados e falar das experiências do projeto.

“Estamos em um lugar privilegiadíssimo!”, soltou o diretor e continuou. “O Sebrae completou agora, em 2023, 50 anos e este tem sido um ano surpreendentemente bom, em termos de resultados. Estamos encerrando com um dos eventos mais icônicos que temos, Natal Pensando Moda, que iniciamos em 2008”, lembrou o Zeca Melo, como também é conhecido.

O superintendente destacou a relevância do projeto para a cadeia produtiva do segmento de confecção e moda no estado. “Os números da indústria de confecção e dos negócios do varejo de confecção no Rio Grande do Norte são surpreendentes. São 25 mil postos de trabalho gerados por empreendimentos de todos os tamanhos, com pessoas que se dedicam ao varejo. São 6 mil indústrias de confecção de peças autorais de bonelaria, centenas de oficinas de costura que compõem o nosso ecossistema de moda e confecção no Rio Grande do Norte. Temos no projeto uma parcela representativa dessas indústrias em condições de avançar mais. O Sebrae tem esse compromisso inegociável com o negócio da pequena empresa, com empreendedorismo, com a livre iniciativa e com aqueles e aquelas que se proponham a empreender no nosso estado”

Parceiro do projeto desde a primeira edição, o SENAI foi representado pela técnica Jéssica Cerejeira. “O Natal Pensando Moda é um projeto incrível, superbacana. Essas empresas tiveram oportunidade de participar e passar por todo esse processo importante para o desenvolvimento do negócio. Queria agradecer ao convite do Sebrae para estarmos juntos nessa parceria”.

Durante o encerramento, Jéssica Cerejeira sorteou entre os alunos do Senai uma chance de trabalhar com Alexandre Herchcovitch na próxima coleção e a contemplada foi Isadora Fernandes.

O QUE DIZEM AS MARCAS? (Fotos abaixo: Humberto Lopes)

-Wilza Santos (Caju Maria) 

“A Caju existe há sete anos e a experiência de poder trabalhar com um estilista super renomado, que tem muita experiência na área, nos tira totalmente da zona de conforto. Ele nem criterioso eviu detalhes, como os acabamentos. Esse trabalho trouxe para a marca um outro olhar sobre as peças, construção da coleção e de construção de identidade. Foi bastante rico. Como eu não sou sozinha à frente da empresa – tem uma equipe de três loucas por carnaval – a gente tentou destrinchar o máximo e chegamos ao Bloco das Quengas, que completa 40 anos. A gente está homenageando o bloco com peças cheias de irreverência e que saem extremamente do comum do que a marca trabalhou em sete anos. Estamos trabalhando com novos materiais”.

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Lidiane Andrade (Ravenna Acessórios Finos)

“A mentoria de Alexandre foi muito importante para o futuro da Ravenna. A gente conseguiu desenvolver novos produtos e ele nos incentivou e validou nosso trabalho e a capacidade de desenvolver novos produtos assim como melhorar o que já produzíamos. Isso me deu segurança para desenhar as peças. Me senti mais segura na hora de criar. Com essa coleção, estreámos a nossa linha própria de bolsas. São dois modelos que têm variação de cores e são super versáteis pelos elementos, que podem ser usados como broche de cabelo ou de roupas. A gente tinha o desafio de trabalhar o consumidor do futuro e o nosso consumidor foi aquele consciente que sabe o que quer usar mas sem ter de investir em peças para cada ocasião. Uma mesma peça, quando versátil, pode dar utilizada em variadas situações”.

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Dayane Rodrigues (Daya Moda Infantil)

“A Daya começou com a proposta de vestir criança com cara de criança. Produzimos uma roupa que traz cultura brasileira, principalmente a cultura potiguar, mas as peças têm o jeito de ser criança. Nessa coleção, atendendo a pedido dos nossos clientes, cuja maioria hoje está com idade perto dos 30 anos, lançamos uma linha teen. Nossos clientes vão crescendo e não tinham como continuar usando a marca. Só tenho a agradecer pela consultoria de Alexandre Herchcovitch, assinatura, junto com o Sebrae, que traz esse valor agregado para a nossa marca’”.

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Daiana Ramalho (Dali)

“Essa ideia de pegar um elemento que é extremamente popular e tão cultural, interiorano, e trazer para a costura como a gente quer se posicionar, como realmente uma marca regional. Para isso, as manualidades são fundamentais. Por isso, trouxemos tipologias como o fuxico, para uma produção mais sustentável, já que reutiliza sobras de matéria prima e a gente imprime essa proposta de sustentabilidade na coleção. Queremos associar esse DNA regional para a marca, e nada mais regional do que o fuxico. Sobre a mentoria de Alexandre Herchcovitch, que trouxe é bons insights inovadores para a gente”.

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Mari (Dormire di Luna )

“Esse desfile é, para todas as empresas participantes, um marco. Me sinto honrada em estar falando em nome das 14 empresas envolvidas no projeto do Natal Pensando Moda edição 2023, sob a mentoria de Alexandre. O convite para mim foi um sonho. É com muita Alegria e satisfação que hoje encerramos esse projeto incrível que nos desafiou a avançar mais e aqui estarmos. Essa é a prova de que podemos ser e somos melhores quando desafiados. Essas coleções são reflexos de muito esforço paixão criatividade e personalidade de cada marca. Aqui tem não somente roupas, mas sonhos, planos, expectativas e muito suor. Para empresas como a minha, encerrar com um desfile como esse nosso é uma realização para as nossas marcas e até causa impactos gigantescos no mercado. Gratidão a Alexandre, que dedicou vários dias na mentoria, durante os últimos quatro meses para nos orientar e nos colocar no caminho certo”.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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