25 de Outubro de 2022
Na Black Friday, 64% dos consumidores acreditam que a publicidade é chave na decisão de compra
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Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, realizou um estudo sobre o impacto que a publicidade tem para os consumidores, principalmente durante a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil. A pesquisa mostra que 64% dos consumidores acreditam que a publicidade e descontos de produtos e marcas é chave na decisão de compra.
Para que os vendedores conquistem maior visibilidade e aumentem suas chances de conversão em vendas, o Mercado Ads recomenda o Product Ads, sua ferramenta de anúncios patrocinados para impulsionamento nos resultados de pesquisa dos buscadores. “Entre seus principais benefícios, estão o aumento de visibilidade e visitas, podendo impactar duas vezes mais em resultados de buscas, e a possibilidade de o anunciante pagar apenas pelos cliques que recebe, ou seja, não importa a quantidade de impressões que tenha com anúncios, ele só pagará se houver visita”, ressalta Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads. Além disso, a plataforma proporciona um investimento pré-definido e o vendedor só gastará o que for previamente estabelecido. O algoritmo mostra os anúncios quando são relevantes para potenciais compradores interessados.
Além disso, quem aumenta investimentos em Product Ads quase triplica a quantidade de novos compradores na semana da Black Friday e 3,3 vezes mais em todo mês de novembro em relação a quem mantém ou diminui investimentos.
Mercado Ads também mapeou o comportamento dos usuários em uma análise feita com dados proprietários de novembro de 2021, e na semana que antecedeu à Black Friday, classificou as cinco principais categorias impulsionadas por Product Ads: Games (+66% em incremento), calçados, roupas e bolsas (+51%), informática (+50%), eletrodomésticos (+49%), alimentos e bebidas (+41%) e eletrônicos (+40%).
E para a Black Friday deste ano, as expectativas do Mercado Livre são grandes: 80% dos consumidores afirmam que irão comprar on-line. Para os vendedores e varejistas, é uma excelente oportunidade e ter uma boa estratégia de posicionamento se torna mais essencial à medida que a grande data se aproxima.
Dados sobre intenções de compra
O estudo de Mercado Ads também aponta que moda e tecnologia são as categorias com maior busca para a Black Friday 2022, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos e beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.
Além disso, a pesquisa aponta que 80% dos entrevistados afirmam que comprarão online na Black Friday 2022. Esse número mostra a força do e-commerce para uma das principais datas para o comércio no país. De acordo com a Goldman Sachs, o varejo eletrônico já responde por 14% da penetração no Brasil e esse número deve chegar a 19% em 2024.
O levantamento das intenções de compra para a Black Friday 2022 mostra que, entre as categorias mais buscadas, as preferências por idades são:
- Moda - 18 a 29 anos
- Tecnologia - 30 a 44 anos
- Eletrodomésticos - 30 a 65 anos
- Beleza e cuidado pessoal - 18 a 29 anos
De acordo com um estudo do Mercado Livre, 25% dos compradores da plataforma são da Geração Z, que compreende os nascidos entre, aproximadamente, 1995 e 2010.
Comparação com 2021
Cerca de 70% dos brasileiros compraram na Black Friday de 2021. Destes, 82% declararam ter comprado produtos on-line. Na ocasião, o Mercado Livre foi um dos principais destinos de compras e registrou um crescimento de 11% nos pedidos, em comparação com 2020. Com relação à preparação para as compras, um em cada dois consumidores começaram a pesquisar os produtos com mais de um mês de antecedência.
Em 2021, as categorias que apresentaram maior crescimento em buscas, na semana que antecedeu a data em comparação às três semanas anteriores, foram:
- Alimentos e bebidas
- Eletrodomésticos
- Celulares e telefones
- Casa, móveis e decoração
- Eletrônicos, áudio e vídeo
- Calçados, roupas e bolsas
- Beleza e cuidado pessoal
- Games
A pesquisa também mostra as preferências dos consumidores e indica que, em 2021, priorizaram o frete grátis, seguido de disponibilidade de produtos, disponibilidade de marcas, facilidade de comparar produtos e compra segura.