Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Outubro de 2022

Na Black Friday, 64% dos consumidores acreditam que a publicidade é chave na decisão de compra

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, realizou um estudo sobre o impacto que a publicidade tem para os consumidores, principalmente durante a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil. A pesquisa mostra que 64% dos consumidores acreditam que a publicidade e descontos de produtos e marcas é chave na decisão de compra.

Para que os vendedores conquistem maior visibilidade e aumentem suas chances de conversão em vendas, o Mercado Ads recomenda o Product Ads, sua ferramenta de anúncios patrocinados para impulsionamento nos resultados de pesquisa dos buscadores. “Entre seus principais benefícios, estão o aumento de visibilidade e visitas, podendo impactar duas vezes mais em resultados de buscas, e a possibilidade de o anunciante pagar apenas pelos cliques que recebe, ou seja, não importa a quantidade de impressões que tenha com anúncios, ele só pagará se houver visita”, ressalta Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads. Além disso, a plataforma proporciona um investimento pré-definido e o vendedor só gastará o que for previamente estabelecido. O algoritmo mostra os anúncios quando são relevantes para potenciais compradores interessados.

Além disso, quem aumenta investimentos em Product Ads quase triplica a quantidade de novos compradores na semana da Black Friday e 3,3 vezes mais em todo mês de novembro em relação a quem mantém ou diminui investimentos.  

Mercado Ads também mapeou o comportamento dos usuários em uma análise feita com dados proprietários de novembro de 2021, e na semana que antecedeu à Black Friday, classificou as cinco principais categorias impulsionadas por Product Ads: Games (+66% em incremento), calçados, roupas e bolsas (+51%), informática (+50%), eletrodomésticos (+49%), alimentos e bebidas (+41%) e eletrônicos (+40%).

E para a Black Friday deste ano, as expectativas do Mercado Livre são grandes: 80% dos consumidores afirmam que irão comprar on-line. Para os vendedores e varejistas, é uma excelente oportunidade e ter uma boa estratégia de posicionamento se torna mais essencial à medida que a grande data se aproxima.

Dados sobre intenções de compra

O estudo de Mercado Ads também aponta que moda e tecnologia são as categorias com maior busca para a Black Friday 2022, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos e beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

Além disso, a pesquisa aponta que 80% dos entrevistados afirmam que comprarão online na Black Friday 2022. Esse número mostra a força do e-commerce para uma das principais datas para o comércio no país. De acordo com a Goldman Sachs, o varejo eletrônico já responde por 14% da penetração no Brasil e esse número deve chegar a 19% em 2024.

O levantamento das intenções de compra para a Black Friday 2022 mostra que, entre as categorias mais buscadas, as preferências por idades são:

  1. Moda - 18 a 29 anos
  2. Tecnologia - 30 a 44 anos
  3. Eletrodomésticos - 30 a 65 anos
  4. Beleza e cuidado pessoal - 18 a 29 anos

De acordo com um estudo do Mercado Livre, 25% dos compradores da plataforma são da Geração Z, que compreende os nascidos entre, aproximadamente, 1995 e 2010.

Comparação com 2021

Cerca de 70% dos brasileiros compraram na Black Friday de 2021. Destes, 82% declararam ter comprado produtos on-line. Na ocasião, o Mercado Livre foi um dos principais destinos de compras e registrou um crescimento de 11% nos pedidos, em comparação com 2020. Com relação à preparação para as compras, um em cada dois consumidores começaram a pesquisar os produtos com mais de um mês de antecedência.

Em 2021, as categorias que apresentaram maior crescimento em buscas, na semana que antecedeu a data em comparação às três semanas anteriores, foram:

  1. Alimentos e bebidas
  2. Eletrodomésticos
  3. Celulares e telefones
  4. Casa, móveis e decoração
  5. Eletrônicos, áudio e vídeo
  6. Calçados, roupas e bolsas
  7. Beleza e cuidado pessoal
  8. Games

A pesquisa também mostra as preferências dos consumidores e indica que, em 2021, priorizaram o frete grátis, seguido de disponibilidade de produtos, disponibilidade de marcas, facilidade de comparar produtos e compra segura.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias