24 de Setembro de 2024
Música, alegria e confraternização: mais uma edição do Samba de Arruar neste sábado (28) no Alecrim
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma tenda armada no último sábado de cada mês, no coração do maior centro de comércio popular de Natal, passou a fazer parte da rotina do bairro Alecrim. Em meio ao comércio agitado, moradores, passantes e amantes do samba vibram com cada nova edição do Samba de Arruar, projeto sociocultural coordenado pela cantora e compositora potiguar Valéria Oliveira, que teve início em março deste ano. A edição de setembro acontece no próximo sábado (28), a partir do meio-dia, na Praça Gentil Ferreira.
Em três horas de duração, artistas e público celebram com alegria e descontração o legado dos mestres e das mestras do samba, obras de compositores e compositoras e a potência dos cantores e cantoras potiguares. A inclusão e a democratização do acesso à arte estão no cerne do projeto que, ao se instalar em um espaço público como a Praça Gentil Ferreira, cria um ambiente aberto e plural, onde todos podem vivenciar o samba de forma gratuita e sem qualquer tipo de barreira.
Para a organização do evento, mais do que um evento musical, o projeto é um ato de resistência cultural, tendo também o compromisso de contribuir para resgatar e preservar a identidade cultural do Alecrim como um território de tradição, renovação e convivência democrática. "Levar o samba para o Alecrim é também uma forma de aproximar as pessoas da cultura popular e criar um espaço de convivência entre moradores, trabalhadores e comerciantes, visando a democratização do acesso à cultura", destaca Valéria Oliveira.
Esta edição terá como convidados o cantor e compositor Sueldo Soaress, a cantora Silvana Martins, do Grupo D'Breque, o cantor Zé Roberto do Sambaduzé e também a cantora Luanda Damasceno, presença marcante nos pagodes da cidade. A formação musical da roda continua com Valéria Oliveira na voz e no cavaco, Kelliney Silva na voz e na percussão, Jubileu Filho no 7 cordas, César Sampaio no banjo e cavaco, e Mirelly Angélica, Deny Nascimento e Ninho Brasil nas percussões.
Realizado por Valéria Oliveira Produções, o Samba de Arruar de setembro terá a presença de Salute Caipifrutas e do Caldinho Gourmet, e conta com o patrocínio da Casa de Saúde São Lucas e Programa Djalma Maranhão, e apoio do Sistema Fecomércio por meio do Sesc RN, da Fundação José Augusto, do Governo do RN e mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio.