Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Dezembro de 2022

Museu do Seridó apresenta sua terceira exposição em 2022

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), localizado em Caicó (RN), e à Rede Universitária de Museus da UFRN (Rumus), realiza sua terceira exposição virtual, que tem como tema Devoções do Seridó: a tragédia como milagre. O período dedicado à expografia será de 20 de dezembro de 2022 a 15 de junho de 2023, no site do Museu

A exposição, que teve uma versão presencial este ano, traz os milagreiros seridoenses de quatro cidades do Seridó potiguar, abrangendo devoções do catolicismo não-oficial. O trabalho é fruto das pesquisas científicas do professor e historiador Lourival Andrade Junior, da mestranda Cleidiane de Araújo Oliveira e do mestre Wesley Henrique de Moura Simão, todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões, do Ceres.

O projeto conta com três módulos temáticos intitulados, respectivamente: Seca, infância e milagre; Cemitério e Devoções; e Crime e milagres. Eles tratam das devoções a milagreiros das cidades seridoenses de Florânia, Caicó, Jucurutu e São Vicente. Distinta da versão presencial, a web exposição conta com vídeos de relatos de devotos a seus milagreiros, imagens inéditas e uma proposta educativa adaptada para o modo virtual. O intuito é conectar essas histórias e memórias com o público visitante. 

A equipe do Museu do Seridó contará com ação educativa para acolher as escolas interessadas na visita mediada da exposição virtual, havendo duas modalidades de visitação: presencial, quando a equipe vai às escolas, e remota, quando cada escola poderá ter o passeio virtual com a equipe via Google Meet. É possível fazer o agendamento recebendo o link do formulário, via WhatsApp, ou acessando o próprio site da exposição.

Essa é a terceira exposição que o Museu apresenta ao público. “A primeira foi considerada uma experimentação para nós, pois nunca havíamos construído uma narrativa expográfica para as redes sociais. A nossa segunda exposição foi outro marco este ano, pois conseguimos apresentar uma versão do Devoções do Seridó presencialmente, a partir do edital Aldeia Sesc. Então essa versão virtual, que tem uma lógica bastante diferente do que fizemos no espaço físico, é a terceira edição de expografia, totalmente pensada para o virtual e mais uma produção feita 100% por universitários, docentes e discentes da UFRN”, explica a gestora do Museu do Seridó, Vanessa Spinosa.

Contatos do MDS: WhatsApp (84) 99229-6575 e e-mail: secretaria.mds@ceres.ufrn.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias