O Museu Câmara Cascudo (MCC) da UFRN retoma as visitas guiadas com o público escolar, por enquanto, de maneira virtual. O setor educativo do museu, coordenado pela pedagoga Cristiana Moreira, desenvolveu o Projeto de Mediação Virtual e, a partir desta semana, os professores podem agendar as visitas dentro dos temas disponíveis de acordo com o conteúdo trabalhado com os alunos em sala de aula.

A primeira visita virtual experimental foi realizada com as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN. O projeto piloto tem a participação de estudantes de graduação da UFRN, que atuam como bolsistas no MCC e são responsáveis pela mediação com as crianças e adolescentes.

Os temas podem variar de acordo com o interesse da escola e dos temas disponíveis nas exposições montadas nas salas do Museu. Além das mediações, as crianças também podem colocar em prática o que aprenderam através de quizzes e atividades interativas desenvolvidas pela própria equipe do setor Educativo. 

Agora, o projeto será ampliado para todas as escolas públicas e privadas. Os professores devem agendar as visitas escolhendo o tema que julgarem compatíveis aos conteúdos trabalhados em sala de aula para o dia e o horário solicitados. Também é preciso  informar a quantidade de alunos na turma, o tema trabalhado no momento, o objetivo com a visita. As equipes das escolas podem conhecer as exposições montadas no MCC no site da instituição na internet, no endereço www.mcc.ufrn.br

As visitas presenciais estão suspensas desde março de 2020, quando começaram as medidas de restrição por causa da pandemia da Covid-19. Um dos públicos mais afetados pelo isolamento foi o infanto-juvenil, com a mudança do ensino presencial para o remoto, o modelo híbrido e um recomeço diferente, sem contato com os colegas de sala. 

Nas visitas virtuais, a equipe do setor Educativo participa da sala de aula virtual – com a plataforma oferecida pela escola – narra a história e os fatos sobre a exposição, além de interagir com os estudantes em tempo real. Assim como as visitas presenciais ao MCC, as virtuais também são uma forma de complementar a educação científica, histórica e cultural. Isso é possível perceber por meio do interesse estampado nos olhos atentos dos curiosos visitantes. 

O setor Educativo, responsável pela organização das visitas, atua na articulação das várias áreas de conhecimento que estruturam o Museu, além de buscar ampliar a interação com a comunidade. Composto por uma equipe de bolsistas e por uma pedagoga, o setor promove atividades para educar e entreter o público: com visitas e mediações guiadas, oficinas, cursos e minicursos, palestras, peças de teatro, jogos e brincadeiras e qualquer produção de material didático ou de entretenimento para a comunidade como um todo.

Para agendar as visitas virtuais, basta entrar em contato com o setor Educativo do Museu, com antecedência, através do e-mail educativo.mcc.ufrn@gmail.com ou do whatsapp (84) 99466-0517 e falar com Cristiana Moreira.

Foto: Iano Flávio Maia – MCC/UFRN