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13 de Maio de 2020

Monitora Covid-19: RN e Consórcio NE disponibilizam aplicativo para pandemia

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O Governo do Rio Grande do Norte conta com mais uma ferramenta para monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus. Trata-se do aplicativo Monitora Covid-19, uma iniciativa do Consórcio Nordeste para apoiar a gestão dos municípios no monitoramento dos casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. A ferramenta está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.

A proposta do Monitora Covid-19 é acompanhar cidadãos nordestinos com possíveis sintomas da doença, oferecer orientações e até mesmo atendimento remoto, com profissionais de saúde, por meio da própria plataforma. O aplicativo ainda possibilita ao paciente acessar a localização das unidades de urgências mais próxima de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento domiciliar.

A tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.

Como funciona

Na página inicial do aplicativo, o usuário deverá escolher o estado e a cidade de origem. Em seguida, será levado a vários informativos até encontrar a opção de realizar o login ou fazer um cadastro, informando nome, CPF e nome da mãe, além do número do cartão SUS, se tiver.

O usuário, então, preenche um formulário, com todos os sintomas apresentados, que posteriormente será avaliado por uma equipe de profissionais de saúde. Quando as informações relacionadas aos sintomas da doença são preenchidas, o usuário recebe diferentes classificações: verde, quando não apresentar sintomas característicos da doença; amarelo, caso apresente sintomas leves; laranja, quando os sintomas já começam a se agravar; e vermelho, ao apresentar sintomas mais graves que inspirem cuidados médicos.

Caso seja detectado risco do usuário, um profissional da saúde entrará em contato pelo próprio celular. Nos casos sinalizados como amarelo, o usuário recebe a ligação em até 48 horas, já nos casos identificados como laranja e vermelho, em até 24 horas e, posteriormente, com monitoramento diário. Em caso de piora, o usuário tem a opção de edição do perfil, o que consequentemente altera a cor de classificação. Com o avanço dos sintomas, o usuário será contactado e de acordo com a avaliação médica da gravidade dos sintomas será direcionado para a unidade de referência mais próxima.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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