Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Setembro de 2022

Metrópole Parque completa cinco anos fomentando o empreendedorismo inovador

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um dos ícones do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) completa cinco anos de atuação com feitos relevantes para o desenvolvimento tecnológico e estímulo à inovação. Instalado na área que fica no entorno do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o equipamento é um dos principais parceiros do Sebrae na missão de transformar pesquisas científicas na área de Tecnologia da Informação (TI) e ideias inovadoras em negócios rentáveis e competitivos.

Até o momento, a incubadora do Parque Tecnológico já graduou 15 empresas e 18 estão em fase de incubação. Duas delas foram graduadas justamente na data em que se comemora o quinto aniversário do parque: as startups Inovall e a Mix Internet. “Quando a gente finaliza um curso superior, nós recebemos um diploma que atesta que somos graduados naquele curso. E é assim que fazemos com as empresas incubadas” comenta a diretora adjunta do Metrópole Parque, Iris Pimenta.


A graduação ocorreu nesta quinta-feira (31), dentro da solenidade de comemoração do aniversário do parque. O evento, que aconteceu na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), reuniu empreendedores, colaboradores e uma série de autoridades de órgãos públicos e privados para uma noite de palestras, networking e apresentação de uma nova identidade, a qual marca uma nova fase do maior polo de TI do RN.

“Ficamos surpresos com o prestígio e participação de personalidades importantes no encontro. Isso representa o quanto nossa iniciativa é reconhecida em nosso ecossistema. Também foi muito bom fazer um trabalho de revisão de tudo o que construímos ao longo dos últimos cinco anos e entramos nessa nova fase com identidade nova e bastante entusiasmo”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque. O evento comemorativo contou com o patrocínio da Poti Ventures e o apoio do Sebrae e Sebraelab.

“O Instituto Metrópole Digital é responsável pelo ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, que ainda está engatinhando, porém tem grande potencial. O parque é, sem dúvidas, o seu maior protagonista. É uma entidade importantíssima na área de formação profissional e uma grande aceleradora de empresas. Por isso, o Sebrae é parceiro e participa do seu conselho superior com muito orgulho”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto.

Números expressivos

Em cinco anos, houve muitos avanços e os números atestam o progresso. Foram 100 credenciamentos realizados, 88 empresas ativas em seu ecossistema e mais de 2 mil postos de trabalho oferecidos ao mercado potiguar.“Tivemos um grande crescimento, maior do que muitos outros parques do Brasil, conforme atesta estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, enfatiza Romão.

Durante o evento, foi apresentado o novo logotipo do Metrópole Parque. Integrado ao seu novo planejamento estratégico, a nova marca traz consigo o slogan “impulsionando conexões”, a qual, segundo o diretor, está intimamente vinculada à missão do Parque de promover interação entre o polo e instituições e, acima de tudo, entre pessoas.


Para o professor Ivonildo Rêgo, o Parque Tecnológico foi criado e hoje ressalta as conquistas alcançadas. “A nossa proposta foi sempre criar uma cultura de inovação e de empreendedorismo que atingisse tanto dentro como fora da universidade”, conta o diretor.

Já o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, também aproveitou para agradecer a todos pelo empenho no trabalho realizado pelo Metrópole Parque e destacou o polo como uma instituição agregadora para a sociedade. “Fortalecer o relacionamento entre a UFRN e a sociedade é o que fazemos por meio de uma instituição como o Metrópole Parque”, destacou o reitor.

Expectativas para a conexão 5G

Durante a solenidade, foram projetadas as mudanças que podem surgir com a chegada da internet 5G. O professor Augusto Neto, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN), ministrou a palestra “O que Esperar do 5G no Brasil?”. O docente destacou o conceito e os diferenciais da conexão 5G e explicou assuntos como arquitetura de redes, tipos de soluções tecnológicas que passarão a existir com o advento do 5G e aplicações da tecnologia em áreas como Saúde, Educação e Engenharia Civil. Segundo ele, são diferentes fases da chamada “revolução 5G”, marcadas pela utilização da conexão de quinta geração em frentes como “softwarização”, “cloudificação” e aplicações diversas (Indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, entre outros).

Augusto Neto detalhou ainda como surgiu a parceria internacional entre o Metrópole Parque e Lenovo, a qual conceberá a criação de um centro de pesquisa em conexão 5G, o quarto da Lenovo no mundo. A iniciativa resultou em um investimento pela multinacional de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção de uma estrutura física com cerca de 1,8 mil m². O centro será localizado vizinho à sede do Parque e servirá para a condução de uma série de pesquisas científicas sobre a otimização do uso das redes 5G.

Fotos: Ass. IMD

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias