Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Maio de 2022

Metodologia da agência SBDC será utilizada pelo Sebrae para dar suporte às MPEs

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte contará com a metodologia do Small Business Development Centers (SBDCs), usada nos Estados Unidos para dar suporte às pequenas empresas, para ser aplicada em pequenos negócios no Brasil. A parceria foi possível através da assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Sebrae. O programa, que é financiado pela Missão dos EUA junto à OEA e implementado pela Universidade do Texas San Antonio (UTSA), será lançado nas próximas segunda (02) e terça-feira (03), a partir das 9h30, na sede do Sebrae-RN, em Natal.

O lançamento terá duração de seis meses, iniciando pelo processo de conscientização, construção de apoio com stakeholders e orientação para o desenvolvimento de políticas para aplicação do modelo SBDC, seguido de visitas técnicas ao Brasil para análise do contexto local e os programas de fomento aos pequenos negócios existentes. A transferência de metodologia do SBDC para desenvolver e aprimorar a capacidade de atendimento às MPEs acontecerá entre nove meses e um ano. Simultaneamente acontece o treinamento dos profissionais na metodologia e em como gerar impacto econômico no ambiente dos pequenos negócios.


O estado do Rio Grande do Norte, juntamente com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, será um dos pilotos para a implantação do método da SBDC, instituição congênere ao Sebrae nos Estados Unidos, em prol do empreendedorismo. Uma comitiva virá ao estado e, durante os dois dias, vai traçar as diretrizes da parceria e apresentar a metodologia americana para os dirigentes e equipe técnica do Sebrae-RN. Outras instituições de apoio e fomento aos pequenos negócios serão convidadas para o encontro, que também contará com dois representantes do Sebrae Nacional e de representantes da embaixada americana.

O diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, destaca que o fato do Rio Grande do Norte ter sido escolhido, juntamente com os estados de Minas e Mato Grosso do Sul, para ser piloto da metodologia da SBDCs se reveste de grande oportunidade para fortalecer o apoio e fomento aos pequenos negócios do estado e do país como um todo. “A SBDC tem uma expertise muito grande no atendimento às pequenas empresas norte-americanas e traz essa metodologia em momento oportuno para a troca de experiências, na busca do impulsionamento do empreendedorismo e competitividade. Estamos com grande expectativa em relação ao aprendizado”, afirma Toscano.

“Os Estados Unidos têm o prazer de apoiar a adoção do modelo Small Business Development Centers (SBDCs), que ajudará a criar empregos, dará suporte ao aumento da produtividade e ao crescimento econômico no Brasil”, disse Brett Hamsik, Conselheiro de Política Econômica do Departamento de Estado dos EUA. “A metodologia SBDC já foi implementada em 24 países e esperamos trabalhar com nossos parceiros de implementação da Universidade do Texas San Antonio e da Organização dos Estados Americanos para maximizar o potencial do dinâmico setor de pequenas empresas do Brasil”, acrescenta.

Programação

O repasse da metodologia da SBDC para os três estados é fruto de um convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a Organização dos Estados Americanos OEA, que visa impulsionar o fomento ao empreendedorismo e o apoio aos pequenos negócios. “É uma oportunidade de ampliarmos o mercado das empresas do Rio Grande do Norte”, resume Toscano, lembrando que não só os gestores de projetos e da área de atendimento das agências do Sebrae em todo o estado, mas os empresários potiguares serão os maiores beneficiados com esse intercâmbio.

Na segunda-feira (2), o grupo apresentará os modelos de atuações do Sebrae e SBDC nas micro e pequenas empresas do Brasil e Estados Unidos, respectivamente. No dia seguinte (3), a programação do encontro prevê uma série de atividades técnicas sobre a metodologia do SBDC, conduzidas pelos integrantes da agência americana. A reunião em Natal será a última da agenda da comitiva no Brasil, já que encontros semelhantes já foram realizados nos outros dois estados.

Foto: Moraes Neto


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias