Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Novembro de 2019

Mercado: tendências despertam interesse de empresários potiguares em evento

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As tendências do mercado na atualidade e para as próximas décadas são alguns dos principais atrativos para os empresários e empreendedores que participam nesta terça (19) e quarta-feira (20) do evento Arena Sebrae Transformação Digital, que reúne no estádio Arena das Dunas, em Natal, espaços de conhecimento digital e conteúdos sobre as melhores práticas para a transformação digital das empresas. No espaço é possível conhecer tendências de mercado para consumos de baixa renda, de nichos, consciente, saudável, online, prático, precoce (crianças) e consumo de clientes com mais de 60 anos, a chamada Terceira Idade.

No Arena Sebrae Transformação Digital os participantes têm a oportunidade de conhecer as tendências mundiais de mercado para quem pretende empreender até 2038. Segundo o coordenador do espaço Mega Trends, Paulo Ricardo Bezerra, é possível adaptar os negócios a partir das tendências atuais e futuras, como a de consumo de baixa renda  que pode focar nas classes C, D e E, cujo público-alvo não se importa tanto com preços, mas com maiores prazos de  pagamento, também conhecido como suaves prestações. Outro exemplo típico das tendências é o consumo online, que mostra a importância da presença do negócio na internet, sobretudo nas redes sociais.

O consumo consciente é uma tendência voltada para um público mais exigente que valoriza a sustentabilidade, certificação e qualidade inerente ao produto. Outra grande tendência é o consumo em nichos, como por exemplo um salão de beleza e estética para o público afro, uma lanchonete para consumidores veganos, moda evangélica e um bar para o público GLSBTq+. Para tanto, é essencial que se tenha o máximo de conhecimento sobre o nicho a ser trabalhado, a fim de atender seus desejos e expectativas. Outro exemplo são negócios voltados para atender à terceira idade, já que há uma estimativa de que em 2025 um quarto da população brasileira terá atingido a terceira idade, que é muito carente principalmente de serviços específicos. Além do consumo saudável que reflete diretamente na qualidade de vida e longevidade.

O analista técnico do Sebrae-RN, Paulo Ricardo Bezerra, destacou ainda o consumo prático que pode torna o negócio mais competitivo em função do encurtamento do tempo e da distância para se obter soluções. “O sonho de muitos consumidores é não ter que enfrentar trânsito, filas grandes e perda de tempo procurando uma vaga de estacionamento. Eles querem resolver as coisas com praticidade e vão buscar empresas que resolvam os seus problemas da forma mais prática possível e no menor espaço de tempo”, exemplifica Paulo Ricardo lembrando que os aplicativos são ferramentas indispensáveis o bom funcionamento desses negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias