Publicitários, colaboradores das principais agências de propaganda do Rio Grande do Norte, jornalistas e estudantes lotaram o auditório da Arena das Dunas na noite desta quarta (28) para conferir as produções ganhadoras dos troféus do principal festival de comunicação mundial, o Cannes Lions. O evento foi promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro/RN), que trouxe a Natal o diretor-superintendente da Federação Nacional da Propaganda (Fenapro/RN), Alexis Pagliarini, para apresentar os cases.

Alex Pagliarini trouxe ao público as peças mais premiadas e discutiu sobre os insights e inovações propostas pelas campeãs. “A melhor peça de comunicação pode ser um aplicativo, um livro ou um caminho para você ‘dar’ um Google. Mas é lógico que por trás você terá toda uma campanha de suporte. O que esses cases exemplificam é que a ideia tem que vir antes. A equação continua sendo como você atinge as pessoas como uma belíssima ideia, e depois você encontra os melhores meios para chegar até as pessoas. É preciso chegar nas pessoas”, afirmou.

O Festival de Criatividade de Cannes reuniu 90 países e mais de 32 mil cases inscritos. O Brasil ganhou 101 leões e dois Grand Prix.  Um dos principais cases foi o “TagWords”, da Agência África (São Paulo), que apresentou a relação de uma marca de cerveja com a música. Além dele, entre os brasileiros foi apresentada a ideia “Essa Coca é Fanta”, da Coca-Cola; e a campanha 100 Coisas para fazer no Brasil Antes de Morrer, do Estadão. Alexis Pagliarini trouxe também as propagandas que foram Grand Prix do festival, com grandes produções para televisão.

Para o presidente do Sinapro, João Daniel Vale, o evento foi uma grande oportunidade para o público de Natal ter contato com as novas tendências.  “Este é um dos eventos oficiais do Festival de Cannes, que representa a criatividade mundial e direciona o que será criado no ano seguinte. Aqui no Rio Grande do Norte temos doze agências filiadas e uma propaganda de alto nível, reconhecida no país. O Cannes Lions foi uma oportunidade de nos reunirmos e discutirmos sobre ideias, criatividade, ações e resultados que envolvem a nossa missão como publicitários”, afirmou João Daniel.