Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Janeiro de 2020

Mercado de Trabalho: estudo aponta mudanças profundas e mapeia as 10 áreas para as carreiras da próxima década

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estudo desenvolvido pelo Escritório de Carreiras da USP (ECar), divulgado pelo Estadão, apontou que o mercado de trabalho caminha para se dividir em 10 áreas, que podem envolver diversos campos.

Os especialistas apontam que a transformação do emprego como hoje concebemos será radical nos próximos 10 anos, e atributos passarão a ter mais valor do que “profissões”. Ou seja, o trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos. 

Nesse contexto, a sequência de experiências e habilidades de cada trabalhador será mais importante que a sua formação inicial. Confira as 10 carreiras do futuro, segundo o escritório de carreiras da USP. 

1 - Saúde 
As pessoas estão mais atentas à saúde e interessadas em arqueiros novos hábitos. A área envolve profissionais das áreas de cuidados, prevenção, proteção, diagnóstico, cura, reabilitação e acompanhamento. 

2 - Transformação Digital
Desenvolvimento de produtos e serviços voltados a mudanças estruturais nas organizações e sociedade, por meio da tecnologia 

3 - Segurança
Engloba serviços de proteção pública,  cibernética, da educação e fisica.

4 - Educação 
Engloba treinamento, educação digital, formal e informal, elaboração de material didático, políticas públicas e gestão da educação 

5 - Entretenimento
Área de atuação para proporcionar diversão, recreação, lazer, satisfação pessoal de forma pública, coletiva, privada ou individual 

6 - Inovação 
Inovação em produtos, processos ou gestão. Atuação em processos de tradução de ideias ou invenção de produtos ou serviços.

7 - Infraestrutura 
Recursos físicos necessários para garantir o bem estar da população em áreas urbanas ou rurais. Soluções de infraestrutura para os grandes centros.

8 - Energia
Energia éolica, mecânica, elétrica, térmica, química, nuclear, solar e biocombustíveis são alguns dos campos de atuação 

9 - Socioambiental
Área ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis 

10 - Ética 
Campo de atuação que inclui as investigações, preocupações e ações dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano

 

Com informações do Estadão. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias