Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Setembro de 2022

Mercado de produtos recondicionados cresce mais de 150% no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O mercado de produtos usados ou seminovos cresceu mais de 150% no Brasil durante os últimos dois anos. Com o avanço da inflação, a desvalorização da moeda e a busca por hábitos ambientalmente conscientes, o consumo de produtos recondicionados está se tornando cada vez mais popular. O grande destaque do setor são produtos eletrônicos, como smartphones.

Impulsionada pela pandemia de covid-19, a tendência vem registrando alta e ganhando espaço em diversas categorias. Empatado com os produtos eletrônicos, temos as vendas de vestuário que aumentaram para 42% em 2021, contra 37% do ano anterior. Em seguida, temos artigos colecionáveis (36%), livros (28%) e brinquedos (28%). Os dados foram levantados entre abril de 2021 e abril de 2022.

Para Raúl Bustamante, gerente de comunicação e marketing da América Latina do eBay, diante do cenário econômico, os consumidores estão buscando alternativas acessíveis que ofereçam semelhança, qualidade e descontos consideráveis na escolha por marcas premium, "apoiados por uma experiência de compra de confiança".

Smartphones recondicionados são destaque no eBay

Com o preço dos smartphones e produtos eletrônicos aumentando sem parar, a demanda por dispositivos recondicionados ultrapassou a de novos no primeiro semestre de 2022. Bustamante explica que os itens recondicionados são produtos devolvidos, inspecionados, reparados ou redefinidos que estão prontos para o uso. A categoria foi a mais vendida no eBay, com destaque para o iPhone, sendo o mais comprado no Brasil neste ano.

Perfil dos compradores

Os dados do e-commerce demonstram que economizar é a principal razão para comprar os produtos usados e essa mudança no mercado é atraída pelas gerações mais novas, que buscam produtos com um bom valor de revenda. Segundo Bustamante, cerca de 80% da geração Z comprou um produto de segunda mão no eBay, enquanto quase um em cada três começou a vender itens usados no ano passado.

Em números, o percentual de vendedores globais em cada geração que compraram produtos usados no período do estudo são: Geração Z com 80% (1997 a 2066), Millennials com 78% (1981 e 1996), Geração X com 75% (1965 a 1980), Baby Boomers com 70% (1946 – 1964) e Geração Silenciosa com 62% (1925 a 1942).

E a tendência deve se manter. Segundo o estudo, cerca de 64% das pessoas acreditam que vender produtos de segunda mão ficou mais fácil no último ano, com 48% dizendo que agora vendem mais produtos usados.

Fonte: Exame, disponível em: https://exame.com/bussola/compra-de-produtos-recondicionados-cresce-mais-de-150-no-brasil/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias