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17 de Outubro de 2018

Marcas testam interação do Google Assistente em português

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Disponível em português no Brasil desde o ano passado, o Google Assistente tem sido também a oportunidade de que marcas locais testem interações e funcionalidades da plataforma. Vislumbrando não somente uma nova forma de conexão com os consumidores, mas também a oportunidade de se estabelecerem naquela que, segundo vários estudos de tendências, pretende ser a interface do futuro.

Marco Oliveira, gerente de parcerias do Google Brasil, contabiliza mais de trinta parceiros que utilizam o assistente em português. Entre eles estão Mercado Livre, Bradesco Seguros, Caixa, Magazine Luiza, G1 e Terra. “Atualmente no Brasil, o Assistente já permite saber como será o seu dia, fazer listas de compras, pesquisar sobre qualquer assunto e também é possível chamar outras empresas para a conversa.

Nos chamados ‘Actions on Google’, é possível conferir o resultado da loteria com a Caixa, pesquisar preço de produtos com o Mercado Livre, rastrear a sua compra com a Magazine Luiza, pedir ajuda para seu carro com o Bradesco Seguros e até mesmo conversar sobre as eleições presidenciais com o G1 Eleições”, explica.

Segundo Oliveira, desde o ano passado, qualquer empresa ou desenvolvedor no Brasil pode criar os Actions on Google. “Nesse breve começo, vemos muitas empresas empolgadas em criar uma nova conversação com seus clientes e usuários.

As possibilidades são imensas e para qualquer segmento, desde entretenimento, educação, varejo, financeiro até seguros. Além disso, vemos uma mudança na forma como usamos o nosso celular através das tecnologias de voz e isso irá mudar a relação das pessoas com suas marcas e serviços favoritos. Isso não é uma tendência só no exterior”, diz Oliveira.

O Brasil é o terceiro maior mercado do Google Assistente para smartphone e o português é o segundo idioma mais usado nesta interface. Francisco Leme, gerente de soluções digitais da Bradesco Seguros, conta que sempre é possível melhorar a experiência do usuário.

A empresa já permite o acesso aos serviços de assistência para casos de pane, troca de pneu, batida de carro ou ajuda com chaveiro pelo aplicativo. “Neste serviço, a BIA é de extrema importância. Implementada em 2017 para clientes do banco, faz parte de um plano amplo do Bradesco para melhorar a experiência do usuário com inteligência artificial”, afirma.

De acordo com a Bradesco Seguros, com apenas 10 meses do lançamento, a BIA recebe 74 mil usuários por dia, tendo já realizado, aproximadamente, 44 milhões de interações, com 85% de satisfação do usuário. Atualmente, o sistema responde cerca de 5.500 perguntas por hora sobre 85 tipos diferentes de serviços do banco.

Daniel Aguiar, diretor de marketing do Mercado Livre, conta que a empresa utiliza a plataforma desde 2017 em português e trabalha em uma versão em espanhol com lançamento previsto para o fim deste ano.

“Como todas as tecnologias que utilizam o machine learning, essa ferramenta depende da interação diária com o aplicativo e das experiências dos usuários para se tornarem ainda mais eficientes e inteligentes. Assim, quanto mais se torne um hábito, a tendência é que estes aplicativos evoluam e passem a fazer ainda mais parte do dia a dia dos consumidores brasileiros”, explica Aguiar.

Em setembro, o G1 lançou o serviço ‘G1 Eleições’, que também disponibiliza esclarecimentos a respeito de boatos e publicações falsas investigados pela equipe do projeto ‘Fato Ou Fake’. Uma das interfaces utilizadas pelo site será o Assistente. O usuário precisa dizer o comando “Falar com o G1 Eleições” e, na sequência, pedir a informação que precisa. O ‘G1 Eleições’ faz parte de um conjunto de iniciativas para gerar aprendizado sobre a distribuição e o consumo de conteúdos da Globo em assistentes de voz.

Foto: Pixabay / Fonte: texto de Luiz Gustavo Pacete, para Meio e Mensagem / Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/10/16/marcas-testam-interacao-do-google-assistente-em-portugues.html 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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