Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Fevereiro de 2021

Maps se integra ao Google Pay e agora permite pagar passagem de ônibus pelo app

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Se métodos de pagamento contactless (ou seja, à distância, sem contato físico) eram um simples luxo até 2019, eles se tornaram uma verdadeira necessidade desde o início da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Ninguém mais quer pegar cédulas nas mãos ou apertar os botões de uma maquininha de cartões de crédito, o que abre ainda mais espaço para soluções como o Google Pay se tornarem ainda mais populares.

 

Pois bem: o Google resolveu, nesta quarta-feira (17), anunciar uma novidade bem legal que mescla o Google Maps com a plataforma Pay. A partir de agora, você poderá usar o serviço de geolocalização para pagar antecipadamente tarifas de transporte público (ônibus, trens ou metrôs) e até mesmo adquirir créditos em parquímetros — tudo digitalmente, sem contato físico e sem a necessidade de abrir outro aplicativo.

Para usufruir do recurso, naturalmente, é necessário ter um cartão de crédito ou débito em sua carteira digital do Pay. No caso dos transportes públicos, ao projetar uma rota para o seu destino através do Maps, ele automaticamente mostrará o quanto você gastará durante o trajeto e permitirá o pagamento antecipado das tarifas. Caso seja necessário passar por alguma catraca, basta aproximar o celular e transferir o valor via comunicação por proximidade NFC.

Já para os motoristas de plantão ficou muito mais fácil estacionar em vagas públicas. Em vez de colocar suas mãos naqueles parquímetros de higiene questionável, basta abrir o Maps, informar o número da zona de estacionamento, especificar quanto tempo ficará parado e pagar imediatamente pelos seus cartões. Precisa esticar seu estacionamento? Sem problemas — é possível adquirir mais tempo remotamente através do aplicativo.

Obviamente, todas essas novidades incríveis estão sendo disponibilizadas inicialmente apenas nos Estados Unidos (mais de 400 cidades, incluindo Nova York, Los Angeles e Washington D.C.) e para dispositivos Android. Donos de iOS ganharão o recurso em breve, e o Google garante que, nas próximas semanas, o pagamento de tarifas de transporte de trânsito será disponibilizado “para 80 agências globalmente”. Rezemos para que o Brasil entre na moda.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/maps-se-integra-ao-google-pay-e-agora-permite-pagar-passagem-de-onibus-pelo-app-179103/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias