Muitos profissionais estão em busca de oportunidades para trabalhar com tecnologia. Isso é o que indica a pesquisa da Revelo, startup líder de recrutamento no setor na América Latina, realizada com mais de oito mil pessoas que fazem cursos por meio do Revelo Up, programa de aceleração de carreira e financiamento estudantil. Cerca de 27,6% deles declararam que o objetivo de capacitar-se é para mudar a área de atuação.

A tecnologia é uma carreira com muitas oportunidades de contratação e, por falta de profissionais qualificados, sobram postos de trabalho. A média é de um candidato para duas vagas disponíveis no mercado. Com isso, a remuneração também é valorizada: o teto salarial chegou a R$ 8.353 em março deste ano. 

O motivo escolhido por 24% dos entrevistados foi a busca de recolocação no mercado, ficando em segundo lugar na pesquisa. Em seguida, “Quero me sentir mais seguro para entrar no mercado de trabalho na minha área”, com 22,5% dos votos,  com 20%, “Quero melhorar minhas habilidades e crescer na empresa em que trabalho”. e apenas 5% escolheu “Quero mudar de emprego na mesma área de atuação”.

O desemprego, que já alcança o patamar de 15 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, também é um grande motivo para as buscas por uma nova área de atuação. Durante a pesquisa, 37% dos entrevistados declararam-se desempregados, 26% em empregados em regime CLT, 6% em regime PJ e 10% em trabalhos informais. Os outros 21% não responderam essa questão.

São mais de 200 cursos disponíveis, específicos para carreiras de business intelligence, desenvolvimento, análise de dados, programação e muito mais. Mas, além disso, por se tratar de uma área que utiliza muitas ferramentas universais, dominar o idioma inglês é imprescindível para garantir uma boa colocação profissional.

“Mesmo sedentos por candidatos, as empresas se veem obrigadas a oferecer mais do que um bom salário. Flexibilidade, benefícios e gestão humanizada é que fazem diferença de verdade na hora do profissional aceitar a vaga”, destaca Juliana Carneiro, diretora de marketing e experiência do candidato da Revelo.