Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Junho de 2023

LinkedIn lista áreas e habilidades em alta para recém-formados

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em um cenário em que cada vez mais profissionais estão conquistando seus diplomas e ingressando no mercado de trabalho para iniciarem suas carreiras, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, publica o Guia Para Recém-formados 2023, com o objetivo de apoiar e orientar os iniciantes em seus primeiros passos profissionais. O levantamento trouxe as áreas e indústrias com maior crescimento nas contratações entre recém-formados, além das competências mais citadas nas descrições de vagas de nível iniciante e intermediário. 

O mercado de trabalho está passando por uma série de mudanças e para os recém-formados isso não seria diferente, pois iniciar a carreira em uma realidade pós-pandêmica, de incertezas econômicas e novos modelos de atuação entrando em vigor, é um grande desafio. Em janeiro de 2023, a taxa de contratação do LinkedIn no Brasil, que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos, caiu 15,8% em relação ao ano anterior para os profissionais com um diploma de bacharel e 23,6% para quem tem um MBA. A taxa geral de contratação no Brasil (ou seja, sem considerar a formação dos profissionais) caiu 15% no período.

“Apesar de não serem positivos, esses números não devem desencorajar os jovens profissionais, pois existem caminhos que podem auxiliar seu sucesso nessa fase inicial. Considerando que os recém-formados podem não ter uma bagagem de experiência muito grande, vemos, por exemplo, uma forte tendência de contratações sendo feitas com base em habilidades, que idealmente devem mesclar o lado técnico e comportamental (soft hard skills), trazendo atributos que podem ser o destaque que esses profissionais vão precisar nos processos seletivos. Portanto, é muito importante que se concentrem no desenvolvimento de habilidades e, principalmente, estejam dispostos a aprender e se adaptar constantemente”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil. 

No caso de quem deseja obter uma visão mais aprofundada do mundo corporativo e desenvolver novas competências, o MBA (sigla para Master in Business Administration) pode ser uma boa alternativa. Dados do LinkedIn, que analisaram os movimentos de carreira de quem concluiu um MBA e daqueles que têm como formação mais recente um bacharelado, mostram que:

  • Pessoas com um MBA têm maior probabilidade de chegar a um cargo de diretor(a) ou vice-presidente do que aqueles que têm apenas um bacharelado – e isso foi observado em todos os setores.
  • Aqueles que concluíram o MBA em 2008 tiveram 70% mais probabilidades de chegar ao cargo de diretor em 10 anos e 106% mais probabilidades de chegar ao cargo de vice-presidente no mesmo período, em comparação com os bacharéis.
  • Mais brasileiros estão investindo nesse tipo de pós-graduação: em 2018, cerca de 54 mil haviam concluído um MBA; em 2022, o número mais do que dobrou, saltando para mais de 123 mil.
  • Os profissionais estão demorando um pouco mais para começar um MBA: aqueles que se formaram em 2018 tinham, em média, 5,2 anos de experiência profissional antes de ingressar no curso. Os formados em 2022 começaram o curso após 6,5 anos no mercado. 

As áreas em alta para recém-formados 

Uma ótima forma de começar nessa busca por um emprego é se manter atualizado sobre as áreas mais aquecidas do mercado. Funções ligadas à educação, à área jurídica e a serviços sociais e comunitários foram as que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com um diploma de bacharel, segundo dados do LinkedIn - que levam em conta o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação e comparam a porcentagem de contratações em 2021 e em 2022.

As contratações cresceram 24,7% na área da educação, com profissionais ocupando principalmente vagas como professor e coordenador educacional. Na área jurídica, o crescimento de contratações foi de 22,2%, especialmente de advogados e assistentes jurídicos. Analistas fiscais e analistas ambientais foram as principais contratações na área de serviços sociais e comunitários, que teve crescimento de 15,6%. 

As indústrias mais aquecidas

Outra dica importante para quem está procurando por uma oportunidade é se manter atento aos setores que mais contratam atualmente. Entre os bacharéis, a indústria de petróleo, gás e mineração domina - e Raízen, Vale e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foram as maiores empregadoras destes setores. Para aqueles com MBA, o setor de agricultura, pecuária e silvicultura é o de mais destaque - aqui, Syngenta, Corteva Agriscience e AgroGalaxy foram as líderes em contratações no período analisado. 

Competências mais buscadas

Para se destacar no universo corporativo e vencer a competitividade do mercado, é necessário desenvolver habilidades e competências que vão além do diploma - e algumas delas são altamente valorizadas por empresas de quase todos os setores. Além disso, é fundamental que os profissionais que estão em busca do primeiro emprego destaquem essas competências nos processos seletivos e em seus perfis do LinkedIn.

O time de dados do LinkedIn analisou as competências mais citadas nos anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023. Para as vagas de nível de entrada, “habilidades analíticas” foram citadas em quase 57 mil anúncios. O termo era mais comum em vagas de analista financeiro, contador, analista de marketing, assistente administrativo e vendedor. “Microsoft Excel” aparece em segundo lugar, citado por mais de 50 mil vagas. “Administração de benefícios”, “transmissão de propriedades” e “análise de dados” vêm em seguida. 

Para os cargos de senioridade média, “engenharia” aparece em primeiro lugar, citada por mais de 100 mil vagas – a maioria ligada a tecnologia e programação. “Habilidades analíticas”, “automação”, “Java” e “desenvolvimento de produtos” aparecem entre as competências mais citadas. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias