Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Maio de 2023

LinkedIn começa a verificar perfis que anunciam vagas na rede

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O LinkedIn terá um conjunto de ferramentas para dar aos candidatos mais segurança quando se candidatam a vagas de empresas. A plataforma deve mostrar informações sobre a autenticidade de uma empresa, como o registro e um e-mail oficial do anunciante, por exemplo. Algumas novidades já estavam em fase de testes desde o ano passado, mas agora chegam em definitivo na plataforma.

O recurso de verificação será posicionado logo acima dos botões “Salvar” e “Candidatura Simplificada”. Quem tocar no local verá todos os métodos usados para checagem de autenticidade da vaga, da empresa e do perfil responsável pela publicação.

Autenticação baseada em documentos oficiais

Segundo o LinkedIn, será usada uma tecnologia da CLEAR para fazer a checagem. Trata-se de uma empresa que oferece soluções de segurança e privacidade em aeroportos e outros locais dos Estados Unidos.

A verificação será gratuita, mas requer o compartilhamento de um número de telefone (por enquanto apenas dos EUA) e um documento de identificação do governo. As pessoas também podem confirmar o vínculo empregatício por meio de um código de verificação enviado para o endereço de e-mail oficial da empresa.

A última forma disponível será por meio do login verificado do Microsoft Entra, como anunciado no começo de abril. Neste caso, somente as empresas inscritas no programa podem ganhar a marca de identificação.

Mais dados sobre os perfis

Outra novidade é a adição de informações extras na guia “Sobre este perfil” das contas pessoais. O local agora vai exibir quando um perfil foi criado e atualizado pela última vez, bem como quais os números de telefone e e-mails comerciais associados.

A expectativa com isso é barrar vagas que usem empresas legítimas para aplicar golpes. Muita gente cria oportunidades falsas e as associa a grandes companhias, o que leva muita gente a se tornar vítima.

Recentemente, o LinkedIn anunciou dados preocupantes sobre o crescimento na quantidade de perfis fakes. Entre julho e dezembro de 2022, foram bloqueados mais de 58 milhões de contas — nos seis meses anteriores, esse número foi de apenas 22 milhões.

Os dois recursos já estão liberados para usuários dos EUA, portanto sem previsão de chegar ao Brasil. Para trazer algo parecido para cá, a empresa precisaria contar com uma solução similar que verificasse a identificação dos brasileiros.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/linkedin-comeca-a-verificar-perfis-que-anunciam-vagas-na-rede-250368/
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias