Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Setembro de 2022

Líderes de setores produtivos destacam importância do debate sobre a Agenda Caminhos do RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Líderes de setores produtivos destacaram a importância do debate sobre a Agenda Caminhos do RN. A opinião sobre a discussão dos pontos que são apresentados na Agenda e a entrega do documento a candidatos que concorrem a mandatos eletivos majoritários foi dada nesta quarta-feira, 14, após o Fórum Caminhos do RN, promovido pela FIERN, para o qual foram convidados, nesta edição, postulantes ao Senado pelo Rio Grande do Norte. O evento contou com a presença de diretores da Federação e presidentes de Sindicatos associados à FIERN, que ressaltaram a importância de debater propostas e posicionamentos que promovam o desenvolvimento industrial do RN.

Além da exposição dos posicionamentos, foi entregue a Agenda Caminhos do RN 2023-2026, elaborada pelo MAIS RN — núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN. O documento delineia um diagnóstico de dez pontos essenciais para desenvolvimento industrial do Estado e as ações necessárias para alavancar o avanço da economia potiguar.

O diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, afirmou que “é sempre muito importante ouvir quem postula algum cargo, seja no Executivo ou em algum parlamento”. “A partir do momento que as ideias são colocadas, fica mais fácil para o empresariado entender qual é o posicionamento do candidato quanto ao futuro ao lado da indústria, de quem gera emprego e renda”, afirma.

“Pudemos ouvir o candidato Rogério Marinho e lamento a ausência dos outros candidatos. Seria importante ouvi-los para saber, por exemplo, o alinhamento que têm com os candidatos ao Governo a quem estão aliados sobretudo nos temas que envolvem a indústria”, completa Serquiz.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon-RN) e vice-presidente da FIERN, Silvio Bezerra, ressaltou a importância do evento para o processo democrático. “É lamentável não encontrar todos os candidatos, pois gostaríamos de ouvir e dar a oportunidade de eles responderem as perguntas que temos vontade de fazer. É uma pena e para o processo democrático é muito ruim, porque não pudemos ouvir outros lados da história”, aponta.


“Mesmo assim, ficou muito claro que as propostas que o candidato trouxe farão do Rio Grande do Norte um grande estado no futuro. Ele mostrou mais uma vez o preparo para exercer o cargo que está disputando”, comenta Bezerra.

Para o diretor 2º secretário da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, “o RN tem um potencial gigante, mas necessita de legislações nacionais para avançar”. “Por isso, o futuro senador tem que ter essa visão, do RN como uma grande oportunidade de desenvolvimento, mas também pensando no que pode facilitar esse desenvolvimento”, acrescenta.

“O Senado é quem determina a legislação e discute o encaminhar do Governo Federal, então a FIERN oportuniza aos candidatos um plano de gestão regional e queremos entender como o futuro senador pode partilhar essa atuação nacional pensando na questão local”, finaliza Djalma.

De acordo com o diretor do MAIS RN, núcleo de pensamento estratégico contínuo da FIERN, Marcelo Rosado, o evento é importante para o núcleo. “O MAIS RN identifica as oportunidades e gargalos para o desenvolvimento do estado. A postura do candidato, destacando iniciativas de quando era ministro, mostra total afinamento, adesão e sintonia com o tudo que conseguimos identificar, no MAIS RN, tanto de problemas como de propostas de soluções”, disse. “É muito animador ter alguém que tem a possibilidade de chegar ao Senado Federal com a experiência e poder de articulação que ele tem, mostrando que conhece bem o RN e sabe os caminhos para que tenhamos um estado melhor no futuro”, adiciona Rosado.

Já para o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, o evento “é de suma importância para discutir com os candidatos o objetivo da candidatura deles, como eles pretendem atuar e qual a linha de abrangência da atuação deles”. “O Senado é uma instituição importantíssima. O que vimos hoje foi uma visão e conhecimento fundamentais da realidade não apenas do RN, mas do Brasil, porque só quem conhece e vive a realidade pode transformá-la”, finaliza Calzavara.

Participação

Foram convidados para a participação no Fórum Caminhos do RN, os cinco candidatos ao Senado Federal que pertencem a partidos com representação no Congresso Nacional: Rogério Marinho, Carlos Eduardo Alves, Rafael Motta, Geraldo Pinho e Freitas Júnior.

Foi usado o mesmo critério para a edição do Caminhos do RN com os candidatos ao governo do Estado, realizado no dia 26 de agosto.

Até esta terça (13), dois candidatos haviam avisado previamente sobre a impossibilidade de comparecimento por incompatibilidade de agenda: o deputado Rafael Motta (PSB) e Freitas Júnior (PSOL).

O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e Geraldo Pinho (Podemos) haviam confirmado presença até ontem, e somente nesta quarta (14), com o evento já em curso, comunicaram a ausência em função de problemas de saúde. “A coordenadoria do candidato ao Senado da Coligação ‘O Melhor Vai Começar’, Carlos Eduardo, comunica da sua impossibilidade de comparecer esta manhã à FIERN para participar do Fórum Caminhos do RN. Por questão de saúde, Carlos Eduardo não pode atender ao honroso convite da Federação das Indústrias. Quando candidato a Prefeito e, posteriormente, a Governador, Carlos Eduardo foi a todos os debates e seminários patrocinados por essa importante entidade empresarial”, disse a assessoria do candidato Carlos Eduardo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias