Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Setembro de 2022

Jovens discutem papel do voluntariado em temas como depressão e apoio à migrantes em maratona de inovação e criatividade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A atuação do voluntariado no auxílio à depressão em jovens e em ações de ajuda à migrantes venezuelanos no Brasil foram as ideias vencedoras do II Hackaton do Colégio Porto, em parceria com o Google For Education, que aconteceu na semana passada, em Natal. Os grupos vivenciaram uma maratona de criatividade, inovação e programação durante 72 horas e buscaram soluções para problemas sociais. 

O tema deste ao foi “Voluntariado: a arte de fazer o bem e mobilizar as pessoas”, respondendo ao seguinte questionamento: Como o voluntariado contribui para o desenvolvimento do jovem na nossa sociedade?

A equipe “Fênix”, do 9º ano, foi a vencedora da categoria ensino médio.  A ideia do grupo foi abordar o tema do voluntariado relacionado ao cuidado com animais abandonados e como isso pode ajudar jovens a se recuperarem de quadros de depressão. O grupo foi formado pelas alunas Marianne Costa Feijó, Amanda Orlando Pantaleo, Victoria Rovane Abrunhosa Rebelo, Letícia Lucena Jales Melo e Gabriela Medeiros Cavalcanti. 


Na categoria ensino fundamental II, quem levou a melhor foi o grupo “As Fishers”, do 7º ano, formado pelas estudantes Carolina Hadermann de Araújo, Laura Aby Faraj Linhares Bastos, Sofia Maciel de Oliveira, Lívia Maia Guedes e Maria Fernanda Costa de Sales. Elas trabalharam com a questão da migração de venezuelanos no Brasil e o aumento da pobreza. As alunas mostraram como o voluntariado pode fazer a diferença diante do número crescente de migrantes que viram pedintes em sinais de trânsito na capital. 

“Tivemos excelentes resultados em todos os níveis de ensino. Foi uma oportunidade para os alunos mostraram a sua criatividade. Eles também expuseram habilidades e mostraram que estão antenados e preocupados com temas que são relevantes na sociedade, tudo em consonância com a filosofia de ensino e aprendizagem adotada pelo Colégio Porto”, avaliou o professor Roberto Oliveira, coordenador do Hackaton.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias