Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Outubro de 2023

Jornalista da USP conversa sobre divulgação científica na UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma das referências no jornalismo científico do Brasil, a jornalista Luiza Caires, editora de ciência do jornal da Universidade de São Paulo (USP), estará em Natal na próxima quinta-feira, 26, para a conferência Popularização científica na universidade: da comunicação institucional ao pesquisador. A iniciativa da Superintendência de Comunicação (Comunica) da UFRN, por meio da Agência de Comunicação (Agecom), e com patrocínio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), acontece no auditório da Biblioteca Zila Mamede (BCZM), no Campus Central da UFRN, em Natal, às 19h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas via Sigaa, com direito a certificado de três horas.

Luiza Caires é referência em divulgação científica no Brasil – Foto: Cecília Bastos

Coordenado pelo projeto de extensão Sala de Ciência (Agecom/Comunica), a ideia busca reforçar um trabalho iniciado em 2020 para a construção de uma cultura de popularização desse tipo de conhecimento por meio dos canais de notícias institucionais da UFRN. “A comunicação pública da ciência é uma obrigação da Universidade, pois consta em sua Política de Comunicação, e deve ser também do pesquisador, como ação de prestação de contas à sociedade dos resultados de seu trabalho, uma vez que são fruto de financiamento público. Contudo, pouca gente sabe popularizar a ciência, e é por isso que esses eventos são tão importantes”, diz José de Paiva Rebouças, diretor da Agecom e coordenador do projeto.

De acordo com o jornalista, a presença de Luiza Caires e de outros convidados no evento do próximo dia 26 é mais um esforço para ajudar jornalistas de ciência e pesquisadores nessa tarefa de tornar o seu trabalho acessível a vários públicos, além do especializado. Além de Paiva e de Luiza, participam da mesa de abertura a pró-reitora de Pesquisa, Silvana Zucolotto, o superintendente de Comunicação da UFRN, Sebastian Faustino Pereira, o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo, e o professor Ricardo Ojima, coordenador da área Planejamento Urbano e Regional/Demografia junto à Capes.

Com mais de 100 mil seguidores na rede social X (antigo Twitter) e outros 23 mil no Instagram, Luiza Caires tem sido um case de sucesso quando o assunto é divulgação científica. Usando como  recursos apenas notícias de ciência, a jornalista informa e interage com os interessados nesse tipo de informação, gerando importantes debates e resultados. Na conferência do dia 26, Caires vai contar um pouco de sua experiência na área, socializar algumas estratégias de trabalho, bem como responder às dúvidas do público presente. Além da conferência, ela participa de duas reuniões de trabalho com os jornalistas da UFRN no dia 26 e no dia 27.

Para se inscrever na ação, basta clicar neste link, que o levará para o portal Gov.br. Faça login (ou cadastro, caso ainda não tenha). Ao entrar, clique em “inscrições abertas” e, no “título da ação”, insira a primeira parte do nome da conferência: Popularização científica na universidade e depois em “filtrar”. Clique no bonequinho, insira o nome da instituição de que faz parte e, lá embaixo, aperte em “confirmar inscrição”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias