Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Agosto de 2019

Jornalismo: Reportagens que enfatizam soluções elevam índices de engajamento dos leitores, mostra pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O jornalismo de soluções é caracterizado por não apenas se concentrar nos problemas, mas também nas saídas para as dificuldades relatadas pelo trabalho das redações. Recente pesquisa do Center for Media Engagement, da Universidade do Texas em Austin, indica que essa prática jornalística tende a gerar maiores taxas de engajamento dos leitores e, ainda, a motivar mais disposição das pessoas no enfrentamento de dificuldades.

O estudo, com base nas observações de 2.162 participantes em relação a reportagens verdadeiras apresentadas a eles, elencou cinco componentes presentes no melhor jornalismo de solução: 1) as causas e os sintomas do problema; 2) ideias replicáveis vinculadas à solução do problema; 3) os detalhes de como colocar a solução em ação; 4) o progresso em direção a uma solução; e 5) as lições fáceis de aprender e de serem repassadas e aplicadas a outros problemas.

Em estudo anterior, o Center for Media Engagement já havia detectado que os leitores do jornalismo de soluções se sentem mais informados, otimistas e interessados em se envolver com um problema. A nova pesquisa, conduzida por Caroline Murray e Natalie Jomini Stroud,  revela que as reportagens que conseguem reunir os cinco principais tópicos identificados pelas pesquisadoras têm mais chance de atingir algumas das mais importantes metas traçadas pelas redações atentas ao engajamento do seu público.

Entre elas estão: melhor percepção dos leitores sobre a qualidade da reportagem; maior intenção de leitura de outros textos sobre o mesmo assunto; ampliação do interesse e de conhecimento dos leitores sobre o problema; mais positividade entre as pessoas; aumento na probabilidade de envolvimento com textos semelhantes replicados em redes sociais; e o estabelecimento da crença entre os leitores de que há maveiras de abordar efetivamente o problema.

O estudo mostra, no entanto, a adição nas reportagens de componentes além do problema e da solução só influencia quando as organizações de notícias fornecem informação abrangente sobre esses dois componentes básicos. “É importante que os jornalistas tenham tempo para explicar completamente o problema e a resposta antes de explorar a implementação, os resultados e as ideias”, afirmam as pesquisadoras.

Fonte: ANJ, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/21988-jornalismo-de-solucao-eleva-indices-de-engajamento-dos-leitores-mostra-pesquisa.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias