Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Setembro de 2019

Jornada Interdisciplinar capacita estudantes para a prevenção do suicídio

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Futuros profissionais de Psicologia e Enfermagem estarão juntos discutindo e aprendendo mais sobre os mecanismos de identificação e tratamento para pessoas com comportamento suicida. Em alusão à campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar à população sobre a prevenção de suicídios, a faculdade Estácio de Natal, unidade Ponta Negra, promove a I Jornada Interdisciplinar de Valorização à Vida. O evento ocorrerá de 17 a 20 de setembro, na própria instituição.

A proposta, segundo o professor de Psicologia, Zacarias Ramalho, um dos coordenadores do evento, é trazer à academia novas informações de saúde sobre a temática - como as novas tecnologias utilizadas para identificação e tratamento do comportamento que pode levar ao suicídio - além de prepará-los aos cuidados com os pacientes acometido por algum tipo de transtorno mental.

“É muito importante esta integração entre a Enfermagem e a Psicologia, pois para o cuidado com o paciente é preciso uma ação conjunta e interdisciplinar”, frisa. A preocupação é internacional: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.

Além das orientações aos estudantes, a Jornada irá expor a situação atual do sistema de saúde. “Ainda há muita dificuldade para o tratamento de pessoas com comportamento suicida, principalmente na atenção básica. Muitas vezes o profissional de saúde identifica a necessidade de um tratamento, mas não há como encaminhar por falta de vagas para consultas psicológicas”, comenta a professora do curso de Enfermagem da Estácio, Romeika Sena, também coordenadora do evento.

Na programação haverá palestras sobre a promoção de saúde mental a partir do desenvolvimento de atividades artísticas, a produção de cuidado interdisciplinar e multiprofissional na atenção básica. Terá ainda orientações sobre a estratégia de manejo e cuidado com o usuário com transtorno mental, e uma exposição sobre a complexidade da notificação compulsória em tentativas de suicídio e automutilação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias