Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Julho de 2022

Jogos desenvolvidos por alunos na Maple Bear enfatizam soluções empreendedoras para mobilidade urbana em Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estudantes do quinto ao oitavo ano da Maple Bear Natal, com idades entre 10 e 14 anos, colocaram em prática a conscientização social, o empreendedorismo e a solução de problemas durante o III Hackaton Educacional do Nordeste, uma maratona de ideias promovida em parceria com a For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil, que se encerrou na última sexta-feira (1º). 
 
O tema dessa edição foi a busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital. 
 
A equipe vencedora foi a CH8, composta pelos alunos João Vinícius, Pedro Medeiros, José Arthur, José Madson, Theo Lima e Marcelo Melo. Eles desenvolveram o jogo Aventuras do Eduardo, no qual o personagem principal é um cidadão natalense que entende sobre mobilidade urbana, mas quer se aprofundar no tema por meio de entrevistas. Ele entrevista pessoas, que vão dando opiniões e soluções para os problemas observados na cidade.


 
Em segundo, ficou o grupo Spice Girls, composto pelas estudantes Ana Luíza Barbosa, Clara Lamartine, Luane Gianasi, Luíza Baêta, Luisa Leite e Maria Isabel Gurgel, que tiveram como tema central a mobilidade urbana e temas secundários o transporte e a infraestrutura, englobando os problemas que enfrentam as pessoas com mobilidade reduzida. 
 
Em terceiro lugar ficou a equipe Martian Potassium, composta por Ana Clara Bezerra Moura, Gladstone Santos da Costa Junior, Pedro Souza Albuquerque de Araújo Bezerra, Arthur Dutra Torquatro, Henrique Matheus Neves Moreira e Rafael Zampier Ulbrich, que desenvolveram o jogo Metromania, no qual um indivíduo chamado Dan tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público na cidade dele, passando por várias dificuldades no processo.
 
Sobre o III Hackaton Educacional do Nordeste
 
Participaram da maratona 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final de cada equipe era a programação de um jogo que propusesse soluções para o tema em questão. Os estudantes tiveram até a quinta (30) para finalizar os trabalhos, pernoitando na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party. 
 
A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados aconteceu na sexta. O Hackaton Maple Bear Natal é destaque na rede Maple Bear, por ser uma iniciativa de sucesso da unidade de Natal. Uma das diretrizes da educação canadenses é a busca de soluções para problemas cotidianos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias