Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Janeiro de 2021

Janeiro Branco na UFRN debate hoje violência contra a mulher

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nesta quarta-feira, 20, acontece a primeira live da campanha alusiva ao Janeiro Branco na UFRN, voltada para promover a saúde mental e emocional. O tema inaugural dos debates é Mulheres e situações de violência sexual, acesso à abortamento previsto em lei, cuja discussão acontece a partir das 18h30, no Instagram do projeto. 

live contará com a participação, como explanadora, da psicóloga sanitarista Mariana Hasse, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed-UFU), e coordenadora acadêmica do Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU). 

A debatedora será Melina Rebouças, doutora em psicologia pela UFRN, pesquisadora do Grupo de estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano (GESDH/UFRN) e membro do Núcleo de Psicologia fenomenológica (Poiesis).

De acordo com a coordenadora da ação de extensão na UFRN, Anuska Alencar, a violência contra a mulher, infelizmente, é um tema atual e recorrente, por isso deve ser debatido. “Qualquer tipo de violência implica em ausência de saúde mental, seja da vítima e/ou do agressor. A violência sexual é comum e, muitas vezes, as mulheres não  falam sobre isso. No tema também se fala em aborto, outro assunto que provoca sofrimento, seja o espontâneo ou o provocado. Unir a agressão sexual e o aborto é importante, pois muitas mulheres passam por isso e sentem vergonha de falar, buscar os direitos”. explica. 

A campanha Janeiro Branco na UFRN é uma ação do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), e com o Instituto do Envelhecer (IEN). A campanha é voltada para o público interno e externo, com ações dentro da temática Quem cuida da mente cuida da vida

As lives irão abranger temas de redução de danos, manejo das emoções, saúde mental no trabalho e a mulher e a saúde mental. Os horários e demais informações são divulgadas no Instagram.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias