07 de Julho de 2022
Internet torna escola mais atraente para 91% dos pais, aponta pesquisa
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A Educação 4.0 já integra o Plano Nacional do Ministério da Educação e já se fala hoje em Educação 5.0, mas, mesmo assim, o uso de tecnologia continua sendo um desafio nas escolas, principalmente públicas. Pesquisa da Fundação Lehman realizada este ano mostra que a internet torna a escola mais atraente para os alunos na opinião de 91% dos pais. O estudo aponta ainda que 63% dos estudantes têm acesso à banda larga e que no Sul, Sudeste e Centro- Oeste sete em cada dez escolas têm rede wi-fi, ante cinco em dez no Norte e Nordeste.
Dentro da proposta de unir cada vez mais educação e tecnologia, a startup De Criança Para Criança (DCPC) criou o curso de animação para crianças a partir de 10 anos e o Studio DCPC, plataforma de produção de animações 2D, que criam um ciclo de aprendizagem com investimento e retorno desse investimento dentro do município e da comunidade em que ele é utilizado.
“Os dois produtos permitem que os alunos, ou qualquer pessoa que fizer o curso e estiver apta, colaborem com o De Criança Para Criança na produção de animações. Dessa forma, o processo que se iniciou na escola pode ser concluído pela própria escola. É um ciclo da economia. O dinheiro que o município investe nas escolas retorna para o município através do trabalho, de impostos”, afirma o sócio da startup, Vitor Azambuja.
A pesquisa Panorama Mobile Time-Opinion Box, de outubro de 2021, mostra que 49% dos estudantes de até 12 anos de idade possuem o próprio smartphone em famílias nas quais os pais também têm o aparelho, sendo que esse número aumenta para 59% na faixa entre 7 e 9 anos. Nessas famílias, 58% dos pais afirmam que a educação está entre os principais motivos do uso do equipamento pelos filhos. A pesquisa aponta ainda que o YouTube é a rede mais acessada pelas crianças.
O YouTube e a plataforma https://decriancaparacrianca.
Inclusão
Segundo Azambuja, além de contribuir para a formação educacional, esse processo traz perspectiva de inclusão no mercado de trabalho futuro ou presente e possibilita imersão no mundo digital, em sintonia com as cidades mais avançadas do mundo. “É um ciclo muito rico e atual porque possibilita a capacitação para jovens e adultos poderem trabalhar na criação das animações produzidas na sala de aula”, explica.