Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Setembro de 2023

Intenção de compra cresce 32% na Black Friday 2023

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Neste ano, a Black Friday será realizada na sexta-feira, 24 de novembro. Com a proximidade da data, a MField desenvolveu uma pesquisa com 2.300 participantes sobre a expectativa de compra durante o período e revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023.

No ano passado, 43,4% compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Quando questionados sobre o canal escolhido para isso, 56,7% citaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas.

Apesar da alta intenção de compra, a situação financeira não é das melhores. 41,5% do público disse estar apertado – passando por um período difícil economicamente – mas ainda pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday para economizar.

Perfil de consumo

Pensando nisso, os consumidores também estão pesquisando com antecedência. 32,8% começam a comparar preços um mês antes do evento; 27% o fazem durante a semana da Black Friday; e 25,1% pesquisam em cima da hora.

A pesquisa também está relacionada a uma desconfiança. 53,6% acreditam que os descontos da Black Friday não são verdadeiros e significativos. Os preços e promoções são também o fator principal na hora de decidir onde efetuar a compra (91,6%). Depois, aparecem frete grátis e prazo de entrega.

Intenção de compra

O setor campeão no interesse dos consumidores são os itens relacionados a moda e acessórios (39,3%), depois aparecem os eletrônicos (37,5%) e cosméticos (35,9%). Calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%).

Sobre ticket médio, 25% pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 300. Já 24,2% vão limitar sua compra a até R$ 150. A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%).

Quando questionados sobre o e-commerce favorito, os mais citados foram: Amazon (72,9%), Shopee (48,7%), Shein (45%), Magazine Luiza (42,1%) e Mercado Livre (40,5%).

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/black-friday-2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias