Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Novembro de 2019

Instituto Metrópole Digital da UFRN é premiado em competição internacional do Google

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Smart Metropolis, projeto desenvolvido por professores e alunos do Instituto Metrópole Digital da UFRN (IMD), recebeu, pelo segundo ano consecutivo, premiação durante o Latin America Research Awards (Lara), competição tecnológica promovida pelo Google junto a diversos países da América Latina.

Especializado em tecnologias para cidades inteligentes, o Smart Metropolis desenvolveu um estudo que se destacou entre as 679 propostas cadastradas na competição. Além dela, apenas 25 receberam o prêmio, que consiste em uma bolsa de apoio mensal no valor de U$ 1,2 mil para o estudante e U$ 700 para o professor. Nesta edição, a dupla a receber a premiação foi composta pelo pós-graduando Adelson Araújo Jr e o docente Nélio Cacho, vice coordenador do Smart Metropolis.

A pesquisa, intitulada Em direção à interpretação e interação de sistemas de policiamento preditivo baseados em aprendizado de máquina, trabalha o tema de segurança pública. Segundo Nélio Cacho, o estudo, operacionalizado por estudantes de graduação e pós-graduação, visa a otimizar a atuação de algoritmos especializados na área de predição de crimes.

“Já temos um sistema que prevê, por exemplo, os locais que mais demandam policiamento urbano, utilizando índices georreferenciados de criminalidade. Agora, o desafio é fazer com que esse mesmo algoritmo explique ao usuário como e por que aquele indicador deve ser seguido”, explica Nélio Cacho.

O estudo premiado tem ligação com uma série de projetos do Smart que visam a contribuir com a segurança pública por meio de tecnologias inovadoras. Este ano, a Central de Atendimento e Despacho (CAD) – iniciativa que permite integração automatizada de dados de sistemas de polícia – foi apresentada ao governo federal junto ao Ministério da Justiça.

Das pesquisas brasileiras vencedoras do Lara 2019, a do Smart Metropolis é a única que representa a região Nordeste. Além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), outras também foram contempladas, como as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias