Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Março de 2022

Instituto de Medicina Tropical seleciona bolsista de pós-doutorado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN lança edital para a seleção de bolsista de pós-doutorado em Bioinformática e Biologia Computacional. Os selecionados atuarão diretamente nas atividades desenvolvidas pelo projeto História Natural da Infecção Sars-Cov-2 na Região Tropical. Interessados terão até o dia 30 de março para submeter suas inscrições.

Será ofertada uma vaga com remuneração de R$ 4.000. Para se inscrever o candidato deverá enviar um e-mail para imtsecretaria@gmail.com contendo uma carta de apresentação, currículo Lattes completo e atualizado até o mês de fevereiro de 2022 e cópia de documento de identificação com foto. Os documentos devem ser anexados no formato PDF. 

O estudo do sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2, bem como a análise de dados genômicos de microrganismos e seus hospedeiros, são alguns dos principais objetos de trabalho do bolsista. O projeto tem estrutura interdisciplinar e requer formação e experiência prévia em Bioinformática. Portanto, é desejável que a vaga oferecida seja ocupada por um candidato que tenha doutorado em Bioquímica, Biologia Computacional, Bioinformática, Ciências da saúde ou área relacionada.

Leonardo Ferreira, presidente da Banca Examinadora do Processo Seletivo, explica que o selecionado terá a oportunidade de analisar e comparar dados clínicos, epidemiológicos e genômicos, que serão submetidos ao repositório GISAID, uma iniciativa global que oferece acesso aos dados genômicos mundiais sobre o coronavírus e é uma importante ferramenta no monitoramento da evolução do vírus. Por meio de processos como esse, o IMT vem identificando e mantendo o alerta para novas variantes no estado do Rio Grande do Norte, através da vigilância genômica.

Durante os 11 meses de duração do projeto, o participante terá também a experiência de interação com pesquisadores de outras áreas, participação do processo de coleta, processamento e análise de amostras biológicas e trabalho direto com a análise de genomas de SARS-CoV-2 e análise de expressão gênica do hospedeiro.

A seleção consiste em duas fases: a análise do currículo Lattes e de documentação e entrevista, prevista para o dia 4 de abril. O resultado final será divulgado no dia 5 de abril. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail imtsecretaria@gmail.com.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias