Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Janeiro de 2024

Inscrições para o projeto ALI Rural no Rio Grande do Norte vão até o dia 26 de janeiro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o novo ciclo do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) Rural. A iniciativa oferece acompanhamento e orientações gratuitos para melhoria do desempenho da propriedade e estímulo à adoção de práticas inovadoras entre produtores e empresas do meio rural. Cerca de 500 negócios no estado já participaram de ciclos anteriores do projeto e tiveram, em média, um incremento de faturamento da ordem de 19%. As inscrições seguem até o dia 26 de janeiro e podem ser feitas pela internet através do link https://forms.gle/CbyegG2D3FsQo11W8. Mais informações pelo 0800 570 0800.

Para aderir ao projeto, o produtor ou empresário rural precisa estar formalizado e, por isso, é necessário o empreendimento ter CNPJ ou registro de produtor rural, valendo também a apresentação de documentos, como o recibo do Imposto Territorial Rural (ITR), para comprovação.

De acordo com a gestora do ALI Rural no Sebrae-RN, Honorina Eugênia, o projeto teve início no estado há dois anos, quando foram concluídos os primeiros ciclos do programa. Ao todo, mais de 500 empreendimentos potiguares foram atendidos com as soluções do ALI Rural. Este terceiro ciclo começa ainda neste mês e vai até julho.

“O participante do ALI Rural tem um maior ganho de produtividade ao desenvolver as atividades rurais. Esse acompanhamento dos agentes viabiliza muito a transferência de conhecimento em relação à inovação, seja nos controles de gestão da própria empresa ou das receitas e despesas. Tivemos bons resultados nos dois primeiros ciclos do projeto aqui, no RN, em relação ao uso de práticas inovadoras na propriedade, desde as mais simples, como o uso de planilhas em vez de anotações em papel, até aquelas mais complexas”, explica Honorina Eugênia.

Segundo a gestora, a implementação do projeto do Rio Grande do Norte começou ainda em 2022 e rendeu bons resultados. A média de ampliação do faturamento dos participantes superou a média nacional, que foi de 17%, e atingiu o patamar de 19%.

Como funciona?

Os Agentes Locais de Inovação identificam os potenciais e os gargalos de inovação, trabalham os desafios do produtor rural e planejam ações que possam ser aplicadas durante a jornada. Por oito meses, o ALI Rural acompanha o produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento ou da redução dos custos. São realizados encontros presenciais, individuais e coletivos, além de apresentações, imersões e palestras voltadas à inovação, na prática, em cinco dimensões: melhoria de produtividade, controles gerenciais, redução de custos, novos produtos, marketing e vendas.

A metodologia do ALI Rural envolve ações coletivas e individuais, que são conduzidas por 14 agentes no Rio Grande do Norte. A jornada é baseada em 10 encontros (dois coletivos e oito individuais) com duração de oito meses, começando com a aplicação de diagnóstico, a partir dos parâmetros do Radar da Inovação Rural, e construção de um Plano de Ação para Melhorias. O plano se utiliza de ferramentas e soluções que potencializam as ações de inovação no empreendimento rural.

O objetivo é fortalecer os pequenos negócios rurais, por meio de ações de promoção do “extensionismo tecnológico”, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores. Em todo o país, mais de 11 mil pequenos negócios rurais receberam acompanhamento do Sebrae para aumentar a competitividade no campo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias