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20 de Dezembro de 2019

Influência dos filhos no supermercado é de 88%, revela estudo

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Atualmente, o Brasil tem 38,2 milhões de crianças de 0 a 12 anos, o que representa 18% da população do País, de acordo com dados do Instituto Locomotiva a partir do IBGE. O estudo “Crianças brasileiras”, realizado pelo instituto em parceria com a Dotz, retrata a influência dos pequenos nos hábitos de consumo dos pais. A pesquisa aponta que 88% dos pais são influenciados pelos filhos quando estão fazendo compras no shopping ou no supermercado. O terceiro local no qual os filhos mais influenciam nas compras dos pais é a loja de brinquedos (87%).

Voltando ao supermercado, o levantamento indica, ainda, que 92% dos responsáveis levam os filhos de vez em quando ao local, sendo que 30% sempre estão acompanhados das crianças nessas ocasiões. “Essa prática acaba aumentando o poder de escolha das crianças já que no supermercado, na frente dos produtos e das marcas, é muito mais difícil para os pais resistirem aos pedidos delas”, comenta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Essa afirmação corrobora com outro dado do estudo que aponta que 70% dos pais gastam mais nas compras de supermercados quando estão com os filhos. As crianças que mais interferem nas compras neste local são aquelas entre 4 e 12 anos (80%). Esse movimento pode ser uma oportunidade para as redes de supermercados, de acordo com Fábio Santoro, vice-presidente da Dotz. “Ajustes finos na exposição dos itens e aproximação de SKUs de diferentes categorias entregaram crescimento em vendas de dois dígitos nas compras com influência presencial dos filhos”, diz.

O levantamento também mostra que 70% dos pais dão mais importância para as marcas dos produtos usados pelos seus filhos do que para eles próprios. “Infelizmente, muitos pais tentam aplacar sua culpa de trabalhar fora e ter pouco tempo para se dedicarem aos filhos fazendo as pequenas vontades através de presentes, como se isso fosse suprir as questões de carinho, atenção e amor”, completa Renato, presidente do Instituto Locomotiva. “A grande maioria dos pais do mundo moderno participa menos da vida dos filhos do que deveria ou gostaria. Essa sensação de participação insatisfatória aliada ao ganho de poder que os filhos das novas gerações conquistaram impacta diretamente no que as famílias assistem na TV, no que escutam no carro e no consumo que priorizam”, complementa o vice-presidente da Dotz.

Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/12/19/influencia-dos-filhos-no-supermercado-e-de-88.html

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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