Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Dezembro de 2021

Inep divulga lista de estudantes em situação regular no Enade 2021

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os alunos concluintes da UFRN que estavam aptos a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 podem consultar a situação de regularidade no Sistema Enade. A consulta foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2021, 42 cursos de graduação da UFRN participam do Enade nas modalidades presencial e ensino a distância. Na Instituição, 1.538 estudantes estavam aptos a fazer a prova, que foi aplicada no dia 14 de novembro. 

Os inscritos que não compareceram à aplicação da prova podem regularizar sua situação para colar grau, por meio da solicitação de dispensa da prova, até o dia 21 de janeiro de 2022, no Sistema Enade. Vale destacar que o estudante em situação irregular fica impedido de colar grau até agosto de 2022. O pedido deve ser realizado pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência, conforme previsto nos anexos II e III do edital do Enade 2021, disponível aqui.

Pode solicitar dispensa de prova o estudante que não compareceu à prova, mas que cumpriu os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade (preenchimento do Questionário). São motivos que justificam a ausência na prova: acidentes; assalto; casamento; extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação; luto; saúde; maternidade ou paternidade; privação de liberdade, entre outras condições listadas e detalhadas em edital. Compromissos profissionais também se enquadram nas situações para o estudante pedir a dispensa da prova. Já os estudantes eliminados do exame no local de aplicação não poderão solicitar dispensa de prova.

A solicitação de dispensa de prova por iniciativa da instituição de educação superior pode ser feita para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (mobilidade acadêmica) e para estudantes que não compareceram ao local de prova em decorrência de ato de responsabilidade da instituição, como indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante. Não cabe à instituição solicitar dispensa de prova quando o estudante faltou ao exame por motivo pessoal ou profissional. 

Nos dois tipos de solicitação de dispensa de prova, o pedido deve ser acompanhado de documentação que comprove o motivo da ausência no local de aplicação do Enade 2021, como cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, nos termos definidos pelo edital do exame. Os documentos comprobatórios deverão ser anexados em formato PDF, com tamanho máximo de 2MB, e inseridos no Sistema Enade.

Os estudantes com pedido de dispensa deferido farão parte automaticamente do Relatório de Regularidade do Enade 2021, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante.

Teve início nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o período de análise e deliberação das respectivas solicitações de dispensa registradas. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos de dispensa dos estudantes e ao Inep as solicitações realizadas pelas instituições. Esse prazo se encerra em 25 de janeiro de 2022.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias