Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Outubro de 2019

Índia quer construir maior plataforma de identificação facial do mundo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Índia anunciou a iniciativa de criar uma plataforma própria de reconhecimento facial que, após a sua conclusão, deve se tornar a maior do mundo. A ideia do governo do país é reunir todos os dados de forças policiais e de segurança para facilitar o combate a crimes, a localização de suspeitos e, também, de crianças desaparecidas em uma das nações mais populosas do planeta.

O projeto está sendo desenvolvido sob a liderança das autoridades de Nova Deli, capital da Índia, que já usa a tecnologia de reconhecimento facial desde 2018, principalmente, na realização de grandes eventos. A plataforma da cidade será a base do sistema nacional, que reunirá informações dos 29 estados indianos, bem como dos outros sete territórios que fazem parte da união. A iniciativa também deve envolver empresas privadas, que já apresentaram propostas que estão sendo avaliadas pelo governo.

Outros projetos pilotos do país também fazem parte dos trabalhos. É o caso, por exemplo, de um sistema criado pela própria polícia de Nova Deli, que comparou o banco de dados de crianças desaparecidas com fotos dos menores abrigados em orfanatos do país. O resultado foi a localização de mais de 10,5 mil menores, que puderam retornar às famílias após terem sido vítimas de tráfico de pessoas ou escravidão.

Com tudo funcionando, o objetivo é montar um sistema de notificação que indicaria à polícia sobre a aparição de um indivíduo procurado. Policiais também estariam nas ruas usando celulares com acesso ao serviço, obtendo identificações em tempo real de suspeitos e facilitando o acesso a fichas criminais para averiguação, reduzindo a burocracia e, também, a lotação nas delegacias. O principal desafio, afirma o governo na matéria publicada no Canaltech, está na integração de tantos bancos de dados, que funcionam em plataformas diferentes. 

Foto: Noah Sellam/AFP - Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/india-quer-construir-maior-plataforma-de-identificacao-facial-do-mundo-152909/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias